Cotidiano

Moradora desabafa e faz apelo por mais segurança em audiência sobre o Centro Pop

"As pessoas dormem embaixo do meu comércio, defecam, urinam na minha porta"


Imagem de Capa

Foto: TV Câmara Cascavel

Durante a audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Cascavel, Leide Góes, moradora do bairro Santa Felicidade fez um desabafo sobre a situação enfrentada pelos moradores da região.

A reunião tem como principal pauta a mudança de local do Centro Pop que há dois anos fica no bairro Santa Felicidade para uma área central da cidade.  Atualmente instalado na Rua Sargento José Bernardo da Rosa, no bairro Santa Felicidade mas a procura pelo serviço social traz junto diversos problemas sociais e de segurança para os vizinhos. 

A comerciante Leide disse que vive no bairro há 20 anos, relatou que a presença do serviço público no bairro é um enorme problema para a comunidade, principalmente pela falta de segurança e estrutura. Segundo ela, a população há anos solicita a retirada do Centro POP, mas a situação ainda não foi resolvida.

"A aberração de ter o Centro Pop ao lado de uma escola acontece há dois anos, fundos de um cmeis que cuida de bebezinhos", desaba Leide. 

Ela destacou que o bairro enfrenta falta de infraestrutura, demora no atendimento de ocorrências policiais e dificuldades de mobilidade. Além disso, relatou casos frequentes de pessoas em situação de rua dormindo na frente de comércios e residências, além de problemas de higiene pública.

"Só para vocês terem noção, a gente enfrenta pessoas dormindo, eu tenho um comércio, e eles dormem embaixo do meu comércio, defecam, urinam na minha porta, eu tenho que chegar de manhã e limpar.

Está aqui, uma comerciante acabou de entregar o celular para mim, tem quatro moradores de rua lá dormindo no portão da casa dela, como que ela entra em casa agora? A filha dela está sozinha em casa, então a gente não precisa de segurança, a gente não tem segurança?", apela comerciante.

O pedido principal dos moradores é que o Centro Pop seja transferido para um local mais adequado, longe de escolas e creches, garantindo segurança tanto para os alunos quanto para os comerciantes e moradores da região. O apelo foi reforçado para que os vereadores levem em consideração as dificuldades enfrentadas pela comunidade antes de tomarem qualquer decisão definitiva sobre o caso.

Confira os encaminhamentos da Audiência Pública:

  • Primeiro encaminhamento: verificar a legalidade de retirar o Centro Pop dos bairros e do centro da cidade para colocar afastado, de modo que a prefeitura se encarregue do transporte até o local,
  • Segundo encaminhamento: verificar a ficha criminal dos usuários para buscar formas de suspender o serviço em caso de cometimento de crimes,
  • Terceiro encaminhamento: verificar a possibilidade de devolver para sua cidade de origem os cidadãos que não aceitarem o auxílio do Centro Pop e da Casa Pop e preferirem ficar na rua,
  • Quarto encaminhamento: que a Segurança Pública de Cascavel não faça apenas operações pontuais, mas que esteja permanentemente na rua para atender as ocorrências com pessoas em situação de rua,
  • Quinto encaminhamento: ‘’Operação Resgate Pela Vida’’, as pessoas que não quiserem atendimento poderão ser internadas compulsoriamente pelo Governo Municipal,
  • Sexto encaminhamento: contratação de mais Guardas Municipais para auxiliar na segurança da cidade, encaminhamento aprovado por unanimidade dos presentes. Sétimo encaminhamento: Ao Governo do Estado do Paraná para contratação de mais Policiais Militares e Policiais Civis para ajudar na segurança do Município de Cascavel.

Todos os encaminhamentos foram aprovados por unanimidade dos presentes.

Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano