Foto: Unsplash
Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a região de Tonga, no oceano Pacífico, neste domingo (30), segundo o United States Geological Survey (USGS, sigla em inglês para Serviço Geológico dos Estados Unidos).
O fenômeno ocorre três dias após outro tremor ter sido registrado em Mianmar na sexta-feira (28), deixando mais de 1,7 mil pessoas mortas, 3,4 mil feridas e mais de 300 desaparecidas.
O país, localizado na Oceania, está em uma das regiões mais sismicamente ativas do mundo. Desde 1900, pelo menos nove terremotos de magnitude 7, ou superior, foram registrados em um raio de 250 km do epicentro do tremor que ocorreu neste domingo (30).
De acordo com cientistas, acontecimentos como esse podem causar deslocamento vertical do fundo do mar, aumentando o risco de tsunamis. A proximidade de Tonga com o epicentro significa que, caso uma onda gigante fosse gerada, o tempo para alertar a população seria extremamente curto. No último boletim, no entanto, a USGS descarta o risco de um tsunami na região.
As autoridades locais seguem monitorando a situação e avaliam possíveis impactos do tremor na região. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas ou danos estruturais.
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642