EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
A situação foi na semana passada, em uma publicação nas redes sociais, junto com o relato, o pedido: "Boa tarde, se puderem dá uma atenção no lixo sábado, acabei cortando a mão em vidro misturado no lixo orgânico. Já não ganhamos bem, trabalhamos em baixo de chuva para deixar a cidade limpa. Se puder dá uma atenção e separa o lixo, ficamos agradecidos de coração...obrigado."
Em Cascavel, em 2023, foram 61 acidentes envolvendo coletores, incluindo lesões, mordidas de animais e ferimentos causados por vidros e objetos cortantes. Já no ano passado, em 2024, foram 75 acidentes.
A população de Cascavel gera mais de 300 toneladas de lixo por dia. Vidros e objetos cortantes devem ser descartados de maneira especial.
Na cidade, não existe nenhuma punição a quem descarta irregularmente resíduos perigosos, até mesmo pela dificuldade na identificação, mas a gerente de resíduos, Eliana Lisboa, explica que existe um código de conduta.
Você não sabe como realizar o descarte de lixo?
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a orientação é sempre que um item de vidro quebrar ou tiver um objeto cortante para descartar é preciso embalar numa caixa, ou até mesmo numa garrafa pet ou caixa de leite, mas jamais deixar solto em sacolas no lixo.
Também é importante identificar que há pedaços de vidro no recipiente, assim, o profissional já faz o descarte ciente que há um item cortante e acidentes são evitados.
Para mais informações sobre o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, eletrônicos e eletrodomésticos, baterias de celular, pneus velhos e embalagens de óleo lubrificantes são encontradas no site da prefeitura.
Confira os detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642