A consulta pública para decidir a implantação ou não do projeto "Parceiro da Escola" segue neste sábado (7) em Cascavel. Na cidade são seis instituições passam pelo processo, são elas:
Hoje os colégios ficarão abertos das 8h às 17h para que todos tenham a chance de participar. Na segunda-feira (9) a votação ainda estará aberta das 8h às 20h30. Nesta manhã, a movimentação estava tranquila na abertura dos trabalhos.
Para que o novo modelo de gestão seja implantado, é preciso o comparecimento de 50%+1 do número total de votantes.
O assunto é polêmico e divide opiniões, entre os professores e funcionários, alunos e pais.
Segundo o NRE (Núcleo Regional de Educação) até o momento, nas seis Instituições de Ensino elegíveis foi obtido um percentual médio de 14% de votos, na Consulta Pública para o Programa Parceiro da Escola.
PROJETO
O Parceiro da Escola visa estabelecer uma gestão compartilhada entre os setores público e privado, deixando a responsabilidade pelas diretrizes pedagógicas a cargo da Secretaria de Estado da Educação, mas possibilitando, paralelamente, que o parceiro privado atue na gestão financeira e administrativa, com o objetivo de promover maior eficiência.
Além disso, o parceiro privado está subordinado a um plano de trabalho cuja definição exige consulta prévia ao diretor servidor da rede, que conservará poder hierárquico sobre os profissionais lotados nas escolas.
No Paraná, o projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos. Em ambas as entidades, os índices de matrículas, frequência e desempenho escolar dos estudantes apresentaram melhoras significativas entre 2023 e 2024. Também houve matrícula de 100% dos alunos no Enem.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642