Cotidiano

Nasa brasileira?! Governo quer impulsionar a indústria aeroespacial e propõe a criação da Alada

A proposta, que foi enviada ao Congresso Nacional, será analisada pelas comissões da Câmara e Senado


Imagem de Capa

Foto: Poder Aéreo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no último dia 3 de outubro, o Projeto de Lei que propõe a criação da Alada, uma nova empresa pública voltada para o setor aeroespacial. A Alada terá como foco principal a exploração econômica da infraestrutura e navegação aeroespaciais, além de se encarregar de atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos espaciais. A nova empresa também será responsável por iniciativas de apoio ao controle do espaço aéreo.

Subordinada à NAV Brasil, a Alada tem entre seus objetivos contribuir para que o Brasil alcance autossuficiência em materiais aeronáuticos e espaciais, reduzindo a dependência de fornecedores estrangeiros, especialmente em tecnologias sensíveis. A expectativa é que a Alada desempenhe um papel estratégico no fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro, ao gerenciar o desenvolvimento de satélites, foguetes suborbitais e motores aeronáuticos.

A proposta, que foi enviada ao Congresso Nacional, será analisada pelas comissões da Câmara e Senado. O governo também destaca a importância da nova estatal para a segurança nacional, ao contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, além de gerar empregos e fomentar a capacitação de mão de obra especializada.

A criação da Alada é vista como um passo importante para promover a indústria aeroespacial brasileira, utilizando o potencial estratégico de instalações como o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, considerado um dos locais mais bem posicionados do mundo para lançamentos espaciais.

Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano