Cotidiano

Ação rápida de monitor salva aluno engasgado em colégio de Cascavel

Situação pode ser fatal quando não é socorrida imediatamente


Imagem de Capa

Catve

Um aluno que estava engasgado foi salvo por um monitor, no Colégio Estadual Cívico-Militar Olivo Fracaro, localizado na região norte de Cascavel. O caso aconteceu na última sexta-feira (13).

O aluno, Yuri Júnior Duarte, de 13 anos, chegou até a coordenação com a mão na garganta e dificuldade para respirar quando monitor militar, Cabo Hartmann, percebeu e agiu rapidamente, realizando a manobra de Heimlich, usada para desengasgar. 

O monitor é bombeiro aposentado e já lidou com situações parecidas, mas é a primeira vez que isso acontece no colégio. Sua ação rápida salvou a vida do adolescente, porque situações como essa podem ser fatais quando não são socorridas imediatamente.

Apesar de não ser muito conhecida, existe uma Lei Federal chamada "Lei Lucas", criada em 2018, que determina que todos os funcionários das escolas públicas e privadas do país, devam ser capacitados para atender aos primeiros socorros.
 
Em Cascavel, todas as escolas da rede municipal, contam com uma pessoa preparada para prestar os atendimentos em atos de urgência. Os profissionais passam por um treinamento com o Corpo de Bombeiros, para que possam aprender a lidas com essas situações.

Confira a matéria completa no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano