Cotidiano

Cascavel faz reunião para intensificar o combate e cuidados contra a coqueluche

Cidade tem 6 casos confirmados, 28 são suspeitos e 13 deles de alunos de Cmei do bairro Universitário


Imagem de Capa

Imagem: Catve

Encontro para discutir sobre uma doença preocupante que tem sido registrada de maneira constante em Cascavel nas últimas semanas.

Conhecida como "tosse comprida", a coqueluche é uma doença aguda respiratória causada por uma bactéria e altamente contagiosa por gotículas de saliva. Entre os sintomas: tosse seca e coriza. 

Cascavel tem até agora 47 registros referentes a doença: 6 casos confirmados, 13 descartados, 28 são suspeitos e estão em investigação, 13 deles alunos de um Cmei localizado no bairro Universitário. 

Nesta semana, uma mãe de aluno do Centro Municipal de Educação Infantil Erna Margarida Maia, denunciou que uma turma inteira precisou ser isolada suspeita da doença. A Secretaria Municipal confirmou. De Acordo com uma médica pediatra, o afastamento é a primeira medida a ser tomada. 

De 2021 até agora está sendo registrada uma explosão no número de casos de coqueluche no estado. De janeiro a dezembro de 2021, foram 9 casos. No mesmo período de 2022, 5 casos. Em 2023, 17 casos e este ano, de janeiro a agosto, já são 249 casos. 

O boletim atualizado do governo do estado deve ser divulgado nas próximas horas. De acordo com a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, os números devem aumentar e a situação preocupa. 

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano