Cotidiano

Em menos de 15 dias, Curitiba bate média histórica de chuva para todo o mês julho

Precipitação na primeira quinzena foi de 131,5 mm, valor 44% maior do que a média prevista para o mês


Imagem de Capa

Foto: Gilson Abreu/AEN

Os dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apenas referendaram o que quase todos os paranaenses já sabem: a primeira quinzena de julho apresentou chuvas acima da média em várias regiões do Estado. Em Curitiba, por exemplo, o índice foi de 131,5 milímetros (mm), 44% a mais do que a média histórica para todo o mês, que é de 90,8 mm.

Mas, segundo o instituto, os municípios das regiões Sul e Sudoeste estão entre os mais afetados. Os maiores volumes de chuva foram registrados em Bituruna (227,4 mm), Cruz Machado (211,8 mm), União da Vitória (205,4 mm), Coronel Domingos Soares (197,0 mm) e Palmas (194,2 mm). O Litoral também foi bastante atingido, com precipitações altas em Antonina (214 mm), Paranaguá (158,8 mm) e Guaraqueçaba (155,2 mm).

Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que as chuvas acima da média têm ligação com um fenômeno climático específico. "Esse período chuvoso foi causado por um bloqueio atmosférico que se desenvolveu no Sul do continente por conta do tempo seco. Esse é um fenômeno que impede o deslocamento de frentes frias do Oceano Pacífico para o Atlântico, o que favorece o aumento na formação de nuvens de chuva", destaca.

Por outro lado, na maior parte dos municípios do Norte do Estado as chuvas foram mais brandas, não passando dos 80 mm. Cambará, na divisa com São Paulo, foi a exceção. Após passar por 40 dias de seca, a precipitação na cidade foi de 92,8 mm, quase dobrando a média mensal de 47 mm.

SEGUNDA QUINZENA - De acordo com o Simepar, uma massa de ar seco irá predominar sobre o Estado nos próximos dias, diminuindo a ocorrência de chuva e deixando as temperaturas mais elevadas.

"Ainda teremos frio na parte da noite, chegando a 9°C na Região Metropolitana de Curitiba, porém as tardes irão apresentar temperaturas mais elevadas. Cidades ao Leste do Estado poderão chegar até os 27°C, enquanto nas regiões Oeste e Noroeste a temperatura máxima passará dos 30°C. Juntando isso com a umidade baixa que é característica da estação, pode-se dizer que teremos um ‘veranico’", comenta Kneib.

AEN-PR

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano