Cotidiano

Após morte cerebral, órgãos de homem de 34 anos são captados em Toledo

Caminhoneiro sofreu mal súbito e teve morte confirmada nesta segunda (17)


Imagem de Capa

Foto: Assessoria Hoesp

Na segunda-feira (14), o Hospital Bom Jesus confirmou a 18ª doação de órgãos do ano. Um caminhoneiro de 34 anos, que teve a morte encefálica confirmada, teve órgãos doados após a permissão da família.

O fígado, os rins, as córneas e o coração do doador serão transplantados para pacientes em necessidade. A captação dos órgãos iniciou por volta das 22h, e na sequência foi feito o transporte aéreo em uma aeronave de Curitiba. A Guarda Municipal prestou apoio no deslocamento dos órgãos até o aeroporto.

Segundo informado pelo enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), o caminhoneiro estava passando pela região quando sofreu mau súbito.

"Esse paciente era um paciente que estava a trabalho, é um caminhoneiro que estava passando aqui. Nas proximidades, teve um mal-estar, foi socorrido primeiramente pela polícia rodoviária. Na sequência, foi acionada a equipe do Siate que acabou trazendo ele em estado grave aqui para o Hospital Bom Jesus.

Nos últimos dias foram feitos alguns exames complementares. Na sequência, abriu-se o protocolo de morte encefálica que foi confirmado na manhã do dia de hoje e já na sequência a família autorizou a captação desses órgãos".

Segundo o médico Gabriel Margraf o coração e o fígado foram enviados para Curitiba, enquanto os rins passarão por testes de compatibilidade. Os órgãos vão ser distribuídos no estado.

"Vão para diversas cidades do Paraná, de acordo com a gravidade de cada paciente, a partir de uma lista mesmo que é controlada pelo Estado.

O fígado vai para Curitiba junto com o coração, e os rins ainda vão ser feitos alguns testes de compatibilidade para definir o receptor".

Atualmente, 3.833 pessoas aguardam desesperadamente na fila por um órgão no estado do Paraná. Graças a este gesto de solidariedade, muitas vidas poderão ser salvas e melhoradas. O Hospital Bom Jesus, realiza em média 25 doações por ano.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano