Cidade do Leste reúne autoridades e lideranças para debater a abertura da Ponte da Integração. Ela está pronta há dois anos, mas por enquanto serve apenas de cartão postal.
A previsão é que a liberação da ponte aconteça apenas no final de 2025, mas o conselho de desenvolvimento da região tri nacional quer antecipar a abertura pelo menos para a passagem de veículos pequenos, principalmente do turismo.
O conselho vai se reunir na Cidade do Leste para traçar uma estratégia. A ideia é usar a Aduana no Paraguai, que está em fase final de construção, para o controle da fiscalização.
A maior dificuldade para conseguir a abertura da ponte ainda este ano está do lado brasileiro, as obras da nova Aduana continuam em fase inicial, além disso, o acesso até a região da ponte da integração também não está concluído.
Segundo o DER (Departamento de Estrada e Rodagem), as obras na Aduana chegaram a 30% do projeto com a implantação das colunas que vão sustentar os prédios oficiais. Já a Perimetral Leste tem apenas o trecho final concluído.
Sem essas estruturas e sem pessoal para o controle, as autoridades brasileiras são contra a abertura antecipada, mesmo sabendo que a nova ponte é estratégica para os três países da fronteira, inclusive desafogando a Ponte da Amizade, uma das ligações mais importantes da América do Sul.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642