Um copo de vidro quebrado está sendo bem embalado para ir para o lixo. Tem um papelão em volta e um alerta de que tem um objeto cortante. Tudo bem lacrado para não abrir. Só que essa realidade está bem longe de muitas lixeiras por aí.
Situações que geram consequências para quem trabalha para recolher o lixo da cidade. Só neste ano, em Cascavel, já foram sete casos de coletores feridos por causa do descarte errado, um deles foi deste gari que cortou a perna em uma coleta.
Não pode esquecer que entre os objetos cortantes que quebram e que são recicláveis estão garrafas e vidros de embalagens como conservas e remédios. Já nos não recicláveis devem ser colocados copo de vidro, porcelana, espelho e vidro de janela.
Essa atenção é importante. Em Cascavel todos os dias cerca de 350 mil pessoas geram mais de 300 toneladas de lixo que são recolhidas por quem faz a limpeza pública. 10% do lixo de potencial reciclável são destinados para a coleta seletiva e acabam em unidades como esta onde os catadores têm contato na classificação e por isso a armazenagem deve ser correta para evitar acidentes.
E não pode esquecer que a lâmpada quebrada não é resíduo reciclável, é resíduo perigoso.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642