Cotidiano

Rompimento parcial de barragem começa a impactar níveis na Bacia do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul

SGB intensifica o monitoramento dos rios da região após fortes chuvas


Imagem de Capa

Foto: Divulgação

O rompimento parcial da barragem 14 de Julho, no Rio das Antas, entre os municípios de Cotiporã (RS) e Bento Gonçalves (RS), começa a impactar municípios da Bacia do Rio Taquari. Monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que, em Santa Tereza (RS), já há variações nos níveis, possivelmente provocados pelo aumento súbito da vazão de água, que começou na tarde desta quinta-feira (2).

"A cheia já era extraordinária, e com o rompimento da barragem, o cenário torna-se ainda mais crítico. Em Santa Tereza, município mais próximo à área, estávamos prevendo uma leve redução dos níveis, mas após esse episódio está sendo observada uma elevação no nível, que poderá ser notada também nas outras cidades em sequência", explica a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho. O Rio Taquari registrava 21,61 m, em Santa Tereza, conforme boletim hidrológico divulgado às 14h.

A diretora Alice Castilho detalha que as previsões indicam que o pico máximo desta onda resultante do rompimento parcial da barragem deve ser registrado em Muçum, Encantado (RS) e Roca Sales (RS) à noite antes de 24h. "Em Colinas, Arroio do Meio, Lajeado e Cruzeiro do Sul, o impacto do rompimento pode ser sentido entre 0h e 4h. Já Bom Retiro do Sul e Taquari, o pico desta cheia deve ser verificado na parte da manhã do dia 3 de maio", completa.

Entenda a operação de alerta

Os Sistemas de Alerta Hidrológico entram em operação sempre que o nível dos rios em cidades monitoradas ultrapassa a chamada "cota de alerta". A partir daí, o SGB passa a emitir os boletins de alerta hidrológico e segue com o monitoramento durante todo o período em que os níveis dos rios se mantêm acima dos padrões de normalidade, com possíveis ou atuais impactos à população.

Serviço Geológico do Brasil

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano