Cotidiano

Morador flagra duas cobras-corais no Lago de Cascavel

Apesar de muito venenosa, a cobra-coral não é agressiva


Imagem de Capa

Reprodução

Duas cobras-corais foram flagradas por um visitante durante uma caminhada do Lago Municipal de Cascavel, nesta quarta-feira (1°). 

A situação incomum pode assustar os visitantes do local, mas a presença das serpentes traz a boa notícia porque é sinônimo que o parque está bem preservado. 

O biólogo e professor Jean Álvaro informou que existem pelo menos 45 espécies de cobras-corais no Brasil, elas são diferenciadas pelo padrão de desenhos na pele. Répteis fazem parte do grupo Elapidae, que são as serpentes mais peçonhentas do mundo. A picada da cobra-coral pode ser mais grave do que a de uma Cascavel, afirmou o biólogo. 

O motivo dela ser tão venenosa está no seu tamanho, já que por ser pequena ela precisa de mais veneno para se proteger e conter sua presa. 

Mesmo sendo tão peçonhenta, Jean explica que as serpentes são muito mansas e dificilmente se sentem ameaçadas pelos humanos. Elas não representam riscos, a menos que sejam importunadas.

O professor contou ainda que as corais são muito importantes para a natureza, pois realizam o controle biológico de ratos e insetos. Além disso, são símbolo de proteção para os indígenas. 

Se durante o passeio no Lago Municipal você encontrar uma cobra-coral, não a perturbe e não tente fazer contato com o animal, siga com a atividade física e deixe a serpente no habitat. 

Mas se uma cobra for encontrada dentro de uma residência é necessário acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou o IAT (Instituto Água e Terra), através do telefone (45) 3222-4575. 

Em situações de picada pelo réptil é necessário procurar ajuda médica imediatamente. 

Vídeo

O vídeo compartilhado com o Portal Catve.com chama a atenção pela atitude inusitada de duas cobras que estão "enroladas". 

De acordo com o biólogo Jean, as serpentes que aparecem na imagem são dois machos da espécie Micrurus altirostria que estão disputando. 

O motivo da "discussão" é possivelmente uma fêmea.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano