Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, no ano passado, 5% das crianças nascidas em Cascavel não tinham o nome do pai na certidão de nascimento.
É para esses casos que a Defensoria Pública do Estado oferece mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade.
O serviço é para pessoas de baixa renda. O teste de DNA é feito na hora, uma equipe coleta o material genético para o exame, que fica pronto em até 60 dias.
O atendimento começou às 9h desta sexta-feira (12) e vai até as 16h, na sede da Amop em Cascavel. O atendimento é gratuito.
Na quinta-feira (11), a Defensoria Pública do Estado também realizou um mutirão "Meu Nome, Meu Direito" para o atendimento de pessoas trans que querem mudar o nome no registro de nascimento. Os interessados foram atendidos no CREAS Leste, e receberam toda orientação de quais documentos são necessários para fazer o processo de mudança nos cartórios.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642