Fenômeno flagrado em Curitiba tem chamado a atenção. Foi há dois dias que o tatuador, Daniel Queiroz, do estúdio Rhino Body Arts, registrou um redemoinho na região da rua Professor Nivaldo Braga, próximo do Capão da Imbuia. O vídeo mostra muita poeira levantando e com uma base no chão que girava fortemente.
O Simepar descreve que um redemoinho de poeira é uma pequena coluna de ar em rotação rápida que se torna visível pela poeira, detritos e outras partículas que coleta à medida que se move pelo solo.
Os redemoinhos de poeira são normalmente formados em dias quentes e ensolarados, quando o solo aquece rapidamente, fazendo com que o ar próximo à superfície aqueça e suba rapidamente. À medida que este ar quente sobe, cria uma corrente ascendente que pode começar a girar se houver variações na velocidade ou direção do vento em diferentes alturas. Se a rotação se tornar forte o suficiente, ela poderá acumular poeira e detritos soltos, formando um vórtice visível que se assemelha a um tornado bem pequeno.
Os redemoinhos de poeira geralmente são inofensivos, mas ocasionalmente podem causar pequenos danos ou inconvenientes ao pegar objetos soltos ou levantar poeira e sujeira.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642