Cotidiano

Relatório da Defensoria Pública do Paraná indica vários problemas na UPA Veneza

Foi constatada demora de até 10 horas no atendimento para pessoas que aguardam em situação precária


Imagem de Capa

EPC - Esporte, Política e Cidadania

Vistoria na UPA Veneza é deste mês de março, feita pela Defensoria Pública e também pelo Ministério Público. No relatório, vários problemas foram constatados no atendimento à população, neste momento de alta nos casos de dengue em Cascavel.

Conclusão é de que na unidade acontece grave situação de violação de direitos dos cascavelenses, a falta de recursos materiais e humanos gera reflexos na equipe médica, de enfermeiros e técnicos, que sofrem com a sobrecarga de trabalho, maior dificuldade em lidar com o público, frustração e pressão por rapidez no atendimento, fatores que expõem os profissionais a riscos de saúde e legais no cumprimento de seus deveres.

No dia da vistoria, 13 de março, 56 adultos e 28 crianças estavam internados. A Defensoria Pública registrou que a escala de funcionários para atender o volume de pacientes, era insuficiente. E que número o ideal de técnicos de enfermagem seria de 20, no dia havia oito técnicos de enfermagem e seis enfermeiros na escala.

A espera para ser atendido também era longa, segundo o defensor público, André Ferreira, foi registrado pessoas que ficaram até 10 horas na fila, em situação precária aguardando atendimento.

Outra situação grave apontada é a demora no transporte. Quando sai liberação do leito para internação da UPA para um hospital, o transporte do paciente demora cerca de 24 horas para ocorrer, com o leito liberado e aguardando ocupação no destino, tendo havido casos de perda de vaga pela demora no transporte.

A partir desse relatório, a Defensoria Pública notificou a Prefeitura de Cascavel e o caso será acompanhado. A secretaria de Saúde da cidade, informou que recebeu o documento nesta segunda-feira (25), e que será repassado aos departamentos responsáveis e assessoria jurídica. Somente após todo esse processo, haverá pronunciamento.

Confira mais detalhes no vídeo:

EPC - Esporte, Política e Cidadania

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano