A Segunda Ponte Internacional sobre o Rio Paraná, conhecida como Ponte da Integração, começará a operar de forma gradual a partir de 20 de dezembro de 2025, ligando as cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai. A decisão foi tomada pelas autoridades dos dois países durante reunião realizada em 26 de novembro de 2025, sob a coordenação da Comissão Mista Paraguai-Brasil responsável pela obra.
De acordo com o comunicado oficial, embora as obras complementares de acesso aos centros de fronteira estejam previstas para serem concluídas apenas em 2027, foi definida uma abertura parcial e por fases da ponte, em caráter de projeto piloto. O objetivo é descongestionar a Ponte da Amizade e melhorar o fluxo de veículos entre os dois países.
Funcionamento inicial
Na primeira etapa, a ponte funcionará diariamente das 19h às 7h, sendo destinada exclusivamente à passagem de caminhões em lastro, ou seja, sem carga. No entanto, o tráfego desses veículos pela área urbana do município de Presidente Franco estará autorizado apenas no período das 22h às 5h.
Segunda fase
Após 30 dias da inauguração, e desde que seja confirmada tecnicamente a operação satisfatória da fase inicial, será autorizada também a circulação de ônibus de turismo em circuito fechado. Essa ampliação ocorrerá no mesmo horário já estabelecido, das 19h às 7h, sem alterações nas regras aplicadas aos caminhões em lastro.
Nova avaliação em 2026
A Comissão Mista entre Brasil e Paraguai informou ainda que uma nova reunião está prevista para o final de março de 2026. O encontro terá como objetivo avaliar os impactos da abertura gradual da Ponte da Integração e analisar a possibilidade de ampliação dos horários e das modalidades de tráfego.
A abertura por etapas marca o início da operação da nova ligação internacional, considerada estratégica para a mobilidade e logística na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642