Cotidiano

Enfermeiros alegam exaustão no combate à dengue em Cascavel

Prefeitura contratou profissionais temporários e fez chamamento de técnicos


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

Nesta terça-feira (12), a comissão de saúde discutiu os problemas e ações da Secretaria de Saúde de Cascavel no combate à dengue. Representantes do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Cascavel (Sismuvel) e do município estiveram presentes.

O presidente do Sismuvel, Ricieri D'Stefani, que representa a categoria, informou que os profissionais estão desgastados com a alta demanda de doentes com sintomas de dengue - em média, são 450 pacientes por dia. 

Ele também disse que faltam servidores para atuar na linha de frente nas unidades de saúde. Ainda de acordo com o Sismuvel, as equipes têm 11 profissionais para atender toda a comunidade durante um plantão, no entanto o ideal seriam 21 profissionais. 

"Tal situação é detrimental a um atendimento adequado, pondo em risco a saúde e a segurança dos pacientes e das equipes de enfermagem, que sofrem com o desgaste físico e mental, o que eventualmente contribuirá para reduzir ainda mais a mão de obra disponível e agravar ainda mais a situação", afirma a nota.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, disse que, por condições emergenciais, foram contratados 74 profissionais temporários, sendo 34 enfermeiros, 29 médicos e 11 agentes administrativos.

Além disso, ocorreu o chamamento de 34 técnicos de enfermagem participantes do último concurso público realizado no município.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano