Em Cascavel, a Sanepar registrou em novembro de 2023 aumento de 11% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Neste prédio em construção, mostrado na reportagem, todas as divisórias são de Drywall, um sistema de paredes feitas de gesso cartonado, essa foi a forma encontrada pela construtora para economizar água, já que o material vem todo pronto.
Em outra obra, a construção é feita no sistema industrial e a água é utilizada em poucos locais. Um deles é a execução do contrapiso, isso gera uma economia significativa. O reboco das paredes está entre os outros lugares que a água também é utilizada, como a forma tradicional de construção gasta mais, esta é uma maneira sustentável.
Pensando no futuro, a empresa já construiu uma cisterna de concreto com capacidade para armazenar 10 mil litros de água da chuva, para ajudar no abastecimento do prédio.
É importante fazer uso consciente da água, porque apesar de 70% do planeta ser composto por ela, só 1% desse total é potável, ou seja, próprio para o consumo. No Brasil, estão 12% da água doce do mundo e 60% na Bacia Amazônica, mas ainda sim na maior parte do país falta água nos reservatórios.
Entre algumas dicas para evitar o desperdício estão: Deixar a torneira fechada para escovar os dentes, fazer a barba e lavar louça, pois em dois minutos com a torneira aberta são gastos mais de 13 litros de água. Tomar banho de até 5 minutos e fechar o registro para ensaboar o corpo, pode ocasionar uma economia de até 30 mil litros no ano.
Confira a matéria completa:
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642