Os servidores da enfermagem de cascavel entram em greve na manhã desta terça-feira (21). A classe pede aumento de salário, que segundo eles tem defasagem de cerca de 70%.
A reivindicação vem justamente quase uma semana após o Tribunal de Contas emitir um alerta sobre os gastos do município com a folha de pagamento. E a cidade deve respeitar a lei de responsabilidade fiscal, porque se extrapolar o limite, que é de 54%, os servidores públicos e o prefeito podem responder por improbidade administrativa. Por isso, talvez seja difícil os enfermeiros conseguirem uma conquista neste momento.
A categoria ainda explicou que a greve não tem relação com o piso federal.
Cerca de 150 servidores da saúde, sendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentro da prefeitura de Cascavel. A greve que começou na manhã desta terça-feira (21) tem dois pedidos principais: reconhecimento e aumento salarial.
Faixas, cartazes e barracas também foram instaladas em frente ao prédio da prefeitura. A greve é por tempo indeterminado. Outra reinvindicação dos trabalhadores é estarem sobrecarregados, e que, a Secretaria de Saúde estaria usando um benefício Federal para pagar a diferença na carga horária.
Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Cascavel, os percentuais de aumento variam de acordo com a classe dos funcionários.
O prefeito falou com a reportagem da Catve e entende que a greve é política.
Foi na metade da manhã, logo após um pronunciamento do executivo pelas redes sociais, que os servidores entraram na prefeitura para protestar usando apitos e gritos de ordem.
Os profissionais pedem o tempo todo por diálogo, o que segundo eles ainda não aconteceu. O prefeito nega e diz que mantém as conversas ativas.
É importante lembrar que se essa greve continuar durante os próximos dias a população poderá enfrentar uma demora nos atendimentos das Unidades de Saúde do município.
Confira a reportagem completa:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642