A ação rápida e heroica de dois agentes da Guarda Municipal de Cascavel foi crucial para salvar a vida de um menino de apenas 3 meses de vida, que se engasgou com leite materno, no fim da noite de quinta-feira (21), no Bairro 14 de Novembro.
Os agentes Vitor Barth, da Força Rural, e Adilson Machado, da Patrulha Ambiental, estavam em patrulhamento quando foram abordados pelos pais da criança próximo ao viaduto da Rua Souza Naves Sul. Desesperados, os pais estavam a caminho do hospital quando cruzaram com a viatura.
Ao perceberem a gravidade da situação, imediatamente, os guardas iniciaram os procedimentos para desengasgar o menino, que estava desacordado e com a pele roxa - indicando que estava sem respirar já há alguns minutos.
"O bebê estava engasgado, estava ‘roxinho’. Diante disso, a equipe iniciou a manobra de desobstrução e a criança começou a voltar a respirar. Falei com meu parceiro: ‘vamos deslocar até a UPA’. Adentrei no veículo do casal e continuei a manobra", contou Barth.
O pai do menino contou que estava dormindo quando foi acordado pela esposa. Eles, então, saíram em busca de socorro, vivendo momentos de verdadeiro desespero ao verem o filho agonizando. "Acordei desesperado. Ela [a esposa] pegou o nenê, minha sogra também. A gente saiu correndo e encontrou no semáforo a GM. Lá e eles socorreram e nós viemos aqui para o hospital", relatou o homem.
Enquanto o GM Barth embarcava no carro da família e realizava a chamada Manobra de Heimlich, o GM Machado abria caminho com a viatura até a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Tancredo Neves, onde o menino foi atendido prontamente pela equipe médica. "Eu fui abrindo o caminho até a UPA e deu tudo certo. A criança foi socorrida e passa bem, os pais muito contente com a Guarda", comemorou o GM Machado.
Barth, que tem uma filha de dois meses, conta ainda que o momento ficará marcado para sempre. "É uma satisfação salvar uma vida. Estou bem emocionado. Tenho uma filha de dois meses, então passou muita coisa na minha cabeça na hora".
Já Machado classifica o ato como gratificante. "É uma situação bastante emocionante. Um momento muito complicado, mas depois gratificante. De certa forma, salvar a vida é o nosso lema né? Nós estamos aqui sempre para salvar vidas, é a regra número um de quem entra na Segurança Pública".
Para o pai da criança, o sentimento é de gratidão aos dois agentes da GM. "Para o pessoal aí [da Guarda Municipal] é só agradecer, né? Estavam lá na hora, muito obrigado a vocês", disse.
Fora de risco, o menino ficaria em observação na UPA.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642