Vídeo: Reprodução/Consamu
Foto: Américo Antonio/SESA
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza o serviço de urgência e emergência médica em todo o Brasil, contando com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
Em um vídeo divulgado, no Instagram, na tarde desta segunda-feira (21), a diretora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), Indiara Alves Teixeira, contou como funciona a Central de Regulação Médica que abrange os 43 municípios, incluindo Cascavel (PR).
Primeiro, a ligação via 192 é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e condutor socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico, enfermeiro e condutor socorrista.
Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Como funciona o atendimento de urgência e emergência, segundo o Samu:
Saiba quando o Samu deve ser acionado, segundo o Ministério da Saúde:
Quando o Samu não deve ser acionado, segundo o Ministério da Saúde:
Ainda segundo o Ministério da Saúde, nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em urgências de baixa complexidade, o paciente pode receber atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642