Cotidiano

Estado de emergência deve ser decretado após casos de gripe aviária

São oito casos confirmados em aves silvestres


Imagem de Capa

Foto: Agência Brasil

Nesta terça-feira (23), deve ser publicado no Diário Oficia da União uma portaria que decreta o estado de emergência após casos de gripe aviária em todo o país. 

São casos de alta patogenicidade. O prazo deve se prolongar por 180 dias, podendo ser prorrogado por prazo indeterminado. 

A Associação Brasileira de Proteína Animal diz que trata de uma medida já prevista e discutida: "É uma medida de antecipação, que busca dar celeridade às respostas de ação por meio da integração do Ministério com órgãos estaduais, liberação de recursos, entre outros."

São oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, na segunda-feira, o ministro Carlos Fávaro aponta que a decisão é importante para garantir que o problema não afete animais de granjas e de pequenas criações. "Temos um país de dimensão continental, se houver um caso em uma criação comercial, por exemplo, no Acre, imediatamente estão suspensas as vendas no Rio Grande do Sul. Por isso estamos sendo proativos na criação desse estado de emergência". 

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano