Foto: Catve
No relato, desesperada, a passageira conta os momentos vividos durante o voo no fim de semana. O avião que saiu de Guarulhos, São Paulo, tinha como destino Cascavel, ele sobrevoou a cidade por alguns minutos, mas pelas condições do tempo não conseguiu fazer o pouso, enfrentou intensa turbulência e precisou arremeter para Curitiba abastecer. Conforme a Direção do aeroporto o piloto agiu conforme orientação da empresa aérea.
Alguns aparelhos e instrumentos poderiam auxiliar mais e dificultar que situações como essa se repetissem no aeroporto de Cascavel. O papi é um deles, por exemplo. São focos de luzes que norteiam melhor o piloto. Durante o dia é possível ter a visão de até 10km de distância e a noite sobe para 37km. No aeroporto eles estão instalados desde 2013. Em cada cabeceira da pista são quatro equipamentos à esquerda.
Faltando a homologação do DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo e do CINDACTA, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, também estão em processos de homologação cartas com mapas da pista que trarão um maior norte para o piloto.
Outro aparelho que facilitaria os pousos é o ILS, batalha que está travada há anos pelo alto custo e os trâmites burocráticos com os órgãos competentes.
Confira a matéria completa:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642