Cotidiano

LIRAa aponta baixo risco de infestação em Cascavel

Agentes de Endemias vistoriaram 4.772 imóveis


Foto: Assessoria

A Vigilância em Saúde Ambiental, através do Setor de Controle de Endemias, realizou de segunda a quarta-feira desta semana, o 3º LIRAa (Levantamento de Índice rápido e amostral) de 2022. Os agentes de Endemias vistoriaram 4.772 imóveis na cidade. O Levantamento apontou índice de 0,4.% (baixo risco) de Infestação no Município, o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. (baixo risco).

O resultado ficou dentro do esperado para o período, pois as condições climáticas são menos favoráveis para a proliferação de mosquitos devido às baixas temperaturas. A Vigilância em Saúde Ambiental ressalta que foi realizada a aplicação do fumacê no mês de maio, várias ações de Educação em Saúde e vistoria pelo setor em todo o Município, inclusive sábados, domingos e feriados e não houve chuvas recorrentes nos últimos 10 dias, antes da realização do Liraa.

Mesmo com índice baixo de infestação é fundamental que a população mantenha os cuidados mesmo no inverno, fazendo a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. Isso porque o ovo do mosquito pode permanecer aproximadamente um ano em local seco. Agora é o momento propício para fazer a limpeza com água e de todos depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Conforme último Informe de Arboviroses do Município de Cascavel, já foram registrados 9.607 casos positivos de dengue e 11 óbitos no ano epidemiológico ( 01/Agosto 2021 ate 25/06/2022)

Assessoria

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano