Cotidiano

Drone a serviço da Copel é derrubado a tiros no Paraná

Equipamento possuía plano de voo autorizado pelos órgãos competentes


Imagem de Capa

Foto: Assessoria

Um drone da Copel foi abatido por um tiro enquanto era utilizado para fazer inspeções em uma área próxima à Estrada da Graciosa, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Os técnicos da empresa registaram o ocorrido na Polícia Militar e estão prestando todas as informações necessárias às investigações.

A regulamentação de voo deste tipo de equipamento é de competência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DCEA, do Ministério da Defesa. O drone da Copel possuía um plano de voo previamente autorizado pelo órgão, conforme preveem as normas do setor.

Atualmente, a companhia possui a segunda maior frota de drones do Brasil. Os equipamentos são utilizados para fazer inspeções na rede de distribuição. A tecnologia garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso. Para se ter uma ideia da produtividade do equipamento, a inspeção de um trecho que demorava dez dias, se realizado a partir do solo, leva apenas três dias com os drones.

Se o consumidor identificar um drone laranja sobre a propriedade, provavelmente será um dos aparelhos da companhia e, por isso, não precisa se preocupar, pois se trata de inspeções de rotina para verificar as condições da rede e identificar anomalias.

Ainda assim, em caso de dúvida é possível entrar em contato com a Companhia para confirmar se o serviço realmente está sendo feito por profissionais da Copel, basta ligar para 0800 51 00 116.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano