Paraná

Paraná bate recorde de inscritos em programa de incentivo à inovação

O recorde anterior havia sido registrado por Santa Catarina, em 2017

03/06/2019 21h46 | Atualizado em 03/06/2019 21h46
O Paraná foi o Estado brasileiro como o maior número de projetos inscritos em todas as edições do programa Sinapse da Inovação. Foram 1.851 ideias recebidas de 265 municípios. O recorde anterior havia sido registrado por Santa Catarina, em 2017, com 1.791 propostas de 113 cidades.

O Sinapse Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador criado para transformar ideias em negócios de sucesso e a edição paranaense alcançou o envolvimento de 66% das cidades. A iniciativa é promovida pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e realizado pelo Governo do Estado, por meio da Celepar e Fundação Araucária, com apoio do Sebrae e Sistema Fiep.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior os números revelam o interesse da sociedade paranaense em avançar em processos de inovação. "Estamos trabalhando para tornar o Paraná o Estado mais inovador do Brasil. O volume de inscritos neste programa demonstra que há um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras em diversas áreas", destacou.

Do total de inscrições, 25% das soluções se aplicam ao setor de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação (TIC); 19% servem ao setor de Saúde e Bem-Estar; e 8% se aplicam no setor de Economia Verde. Educação e Economia Criativa, também teve 8% inscritos, seguido por Agronegócio (6%), Mecânica e Mecatrônica (5%), Eletroeletrônica e Tecnologia de Alimentos (4%), Mobilidade e Transportes, Químico e Materiais e Construção Civil (3%); Biotecnologia (2%). Turismo e Energia (1%), completam a lista de 15 setores prioritários do programa.

?O Sinapse da Inovação é um projeto que proporciona oportunidades às grandes mentes do Estado. Ao mesmo tempo que mapeia ideias, oferece recursos para que elas sejam amadurecidas e se tornem cases inovadores, fomentando o ecossistema de inovação no Paraná?, ressaltou o diretor-presidente da Celepar Allan Costa.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, reafirmou a importância de trabalhar com inovação de uma forma integrada, envolvendo todas as secretarias, e estacou a determinação do governo de fazer um diagnóstico de ativos do Estado.

?Nosso objetivo é justamente fazer esse Paraná inovador e inovação passa, naturalmente, por um processo colaborativo onde o Estado gaste menos recurso, menos energia e tenha resultados efetivos, com geração de emprego e renda, com ambiente para startups?, afirma.

AEN



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.