Todo mundo sabe que criança gosta de brincar e que aprende muito brincando. Na primeira infância a brincadeira tem um papel ainda maior no desenvolvimento da criança. Aos adultos cabe a responsabilidade de estimular e criar condições para os pequenos. O grande desafio é apresentar brincadeiras que os encantem, quando a tecnologia apresenta um universo infinito de cores e histórias através dos jogos e desenhos.
A comunidade escolar do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Miguel Liba, no Loteamento Tio Zaca, do Bairro Santa Cruz, aceitou este desafio e está transformando realidades. Lá, cada detalhe é pensado no sentido de trabalhar a ludicidade (ensinar e aprender se divertindo). Todo o ambiente do Cmei é cuidadosamente planejado pela equipe da escola para chamar a atenção das crianças, desde as plantinhas, presentes em cada cantinho da unidade escolar, até as pinturas e artesanatos, que deixam o local com ares de um verdadeiro Reino Encantado.
De acordo com a diretora do Cmei, Greicy Borba Henning, tudo é fruto de um trabalho feito por muitas mãos e o visual da escola reflete o empenho dos professores, funcionários e também dos pais. A coordenadora do Cmei, Ivete Borba, relata que muitas destas de embelezamento da unidade são realizadas no mês de julho, no período de férias, quando alguns profissionais seguem trabalhando na escola e aproveitam para mudar a "decoração" e deixar tudo do jeito que as crianças gostam. Outros cuidados são diários, como é o caso da horta e do jardim. ?Todo mundo ajuda. Tem quem gosta de pintar, fazer artesanato, tem quem gosta de plantar. Alguns pais e avós também ajudam bastante?.?Eu gosto de ver as crianças e os pais alegres quando chegam aqui, isso é muito bom, eles ficam entusiasmados?, relata a coordenadora.
O mais interessante é que tudo é utilizado para o aprendizado dos alunos e também de quem visita o local, principalmente quando o assunto é reaproveitamento. Pneus velhos, que na maioria das vezes são um grande problema público, no Cmei Miguel Liba viram sapo de jardim, obstáculos para trabalhar a coordenação motora, as vogais (pneu de bicicleta) e até mesmo um belo cisne. Os caixotes de madeira que vêm com frutas do Setor de Merenda Escolar se transformam em belos jardins suspensos, assim como troncos velhos de árvore e os palets, estes últimos se transformaram em jardins suspensos de acordo com as formas geométricas.
A equipe da escola também montou um pequeno jardim sensorial, parecido com o que foi feito ao lado do Centro Cultural Gilberto Mayer. O caminho tem pequenas plataformas de madeira e trechos com grama, terra e areia para trabalhar com os pequenos as diferentes texturas e ainda conta com flores e plantinhas da horta no entorno.
O lado artista dos funcionários do Cmei também não pode passar em branco. As pinturas pelas paredes e pelo chão são de encher os olhos. Quem conhece um Cmei do Programa Proinfância sabe que o prédio por si já é bonito e colorido, mas a equipe do Miguel Liba sabe bem como dar um toque a mais. Um exemplo disso foi um grande painel com temática infantil que foi aplicada nos vidros do saguão, que reflete a luz e deixa o ambiente ainda mais bonito.
O Cmei Miguel Liba é um exemplo de que é possível fazer muita coisa mesmo sem recursos gigantescos, desde que exista empenho da equipe escolar e principalmente a participação e colaboração da família.
assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642