Política

Redução do IPVA vai permitir mais comida na mesa e dinheiro para investir, diz secretário da Fazenda

Lei foi sancionada pelo governador do Paraná nesta terça-feira (23)


Imagem de Capa

A partir de 2026, IPVA ficará mais barato no Paraná. A lei que reduz o imposto de 3,5% para 1,9% foi sancionada nesta terça-feira (23) pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

A medida representa uma redução de 45% na alíquota do IPVA e vai beneficiar os proprietários de veículos, que somam cerca de 3,5 milhões de contribuintes no estado.

A expectativa é de que, com a redução do imposto, haja maior movimentação econômica, alívio no bolso da população e diminuição da inadimplência.

"Serve para comer melhor, serve para passear, para investir, para poupar também. Serve para pagar inclusive outros impostos, como o IPVA. Enquanto alguns municípios estão aumentando, nós estamos indo na contramão, graças à capacidade que o Estado tem de garantir, no curto e no longo prazo, uma estabilidade financeira", afirmou Norberto Ortigara, secretário da Fazenda.

Com a medida, o IPVA passa a ter a menor alíquota do Brasil. Além disso, contribuintes que estiverem com o imposto atrasado poderão regularizar a situação a partir de março do ano que vem, com desconto.

Confira mais detalhes no vídeo:

Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política