Foto: Reprodução | Camex
A Câmara de Comércio Exterior aprovou que o Brasil acione a Organização Mundial do Comércio contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
A decisão desta segunda-feira (4) foi anunciada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
"O conselho de ministros da Camex aprovou o Brasil entrar com a consulta na OMC (...) o presidente Lula agora vai decidir como fazê-lo e quando fazê-lo, mas já há aprovação da Camex", declarou o vice-presidente.
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, se reuniu nesta tarde com representantes de setores afetados pelo tarifaço.
Ao mesmo tempo em que tenta reduzir a taxa de 50% imposta pela Casa Branca e aumentar a lista de produtos isentos, o governo deve anunciar nos próximos dias o pacote de ajuda às empresas prejudicadas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à BandNews, citou a possibilidade de um acordo, entre Brasil e Estados Unidos, em relação à mineração. Vários produtos dessa área ficaram isentos do tarifaço, que entra em vigor nesta quarta-feira (6).
Enquanto pelo lado econômico o governo mantém a expectativa de um acordo, pelo aspecto político o tom é de cautela e crítica aos termos apresentados por Washington. Durante um evento do PT, no fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou que o Brasil está disposto a conversar, mas sem imposições dos Estados Unidos.
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642