A Prefeitura de Toledo terá que iniciar imediatamente a construção de uma nova célula para o depósito de resíduos sólidos no aterro sanitário do município. A medida é necessária para garantir o recolhimento diário do lixo, já que a célula atualmente utilizada está com a capacidade esgotada. Atualmente, são coletadas cerca de 130 toneladas de resíduos por dia.
Devem ser mantidas ainda a suspensão da coleta de volumosos e definida uma solução imediata para a destinação dos resíduos que não são queimados na área. Também está entre as exigências o conserto da estação de tratamento de efluentes, além de outras ações internas.
Segundo técnicos do setor, o manejo inadequado do aterro e os problemas registrados em 2023 e no início de 2024 reduziram de cinco para dois anos a vida útil da célula em uso.
O município também deverá indicar no mínimo três novas áreas para a possível instalação de um novo aterro. Nessas localidades, deverão ser realizados estudos técnicos de impacto ambiental. A prefeitura ainda deve cumprir a legislação que determina a logística reversa de resíduos como pneus, pilhas, baterias e óleo.
Na tarde de terça-feira (15), o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, técnicos da prefeitura, o promotor de Meio Ambiente, Giovani Ferri, e o chefe do Instituto Água e Terra (IAT), Volnei Bisognin, participaram de uma reunião técnica e de visita ao aterro. Foram mais de quatro horas de discussões e vistorias, que resultaram em uma série de medidas a serem adotadas de forma imediata.
Durante a entrevista concedida nesta quarta-feira (16) ao programa Acontece, da rádio União Toledo 90.3, o chefe do IAT, Volnei Bisognin, destacou que a terceirização da manutenção pode ser uma alternativa para tornar mais eficiente o sistema. Ele citou a falta de equipamentos, mão de obra e profissionais especializados como fatores que comprometem o funcionamento do aterro. "Dois dias sem manutenção já são suficientes para comprometer todo o sistema", afirmou.
Ouça a entrevista completa no canal do YouTube da União Toledo 90.3, no programa Acontece, com apresentação de Batista Franco e reportagem de Marco Antonio.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642