Política

Mais de 100 brasileiros deportados dos EUA chegam ao Brasil

Informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República neste domingo (25)


Imagem de Capa

Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil

Mais 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil neste fim de semana. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República neste domingo (25).

O grupo retornou ao país em um voo fretado pelo governo americano. Ao todo, quase 10 operações de repatriação foram realizadas desde o início deste ano.

Após retornar à Casa Branca, Donald Trump endureceu as regras de migração, e desde então, cidadãos estrangeiros que viviam de maneira ilegal têm sido levados de volta aos seus locais de origem.

De acordo com o comunicado da Presidência da República, dos brasileiros que chegaram ao país neste fim de semana:

  • 24 ficaram em Fortaleza (CE);
  • 76 seguiram para Confins (MG);
  • 3 ficaram sob custódia da Polícia Federal (por terem restrições impostas pela Justiça).

De acordo com o Governo Federal, entre fevereiro e maio deste ano, 783 pessoas que estavam em "situação de vulnerabilidade no exterior", principalmente nos Estados Unidos, foram trazidas de volta. Desse total, eram:

  • 616 homens;
  • 155 mulheres;
  • 12 de gênero não informado.

Segundo o governo, ao desembarcarem em solo nacional, eles recebem kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e orientações para acesso a serviços públicos como o Sistema Único de Saúde (SUS), a Defensoria Pública e atendimento consular.

Pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e pessoas com deficiência, contam com acompanhamento especializado. Quando o brasileiro não tem local para ficar, recebe a opção de acolhimento provisório com alimentação e acomodação, além do custeio de passagens de ônibus para o retorno a cidades de origem.

Redação Tv Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política