Política

Ex-presidentes dos EUA reagem à escolha do papa Leão XIV: 'Dia histórico'

Mais cedo, Trump celebrou a conquista do conterrâneo; pontífice já havia criticado presidente e o vice


Imagem de Capa

Foto: Reprodução | Obama Fundation

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica, assumindo o nome de Leão XIV, foi celebrada por figuras importantes dos Estados Unidos. Ele é o primeiro papa norte-americano da história.

Nas redes sociais, o ex-presidente Barack Obama destacou a importância histórica da nomeação e afirmou que está orando pelo novo papa.

"Michelle e eu enviamos nossos parabéns a um conterrâneo de Chicago, Sua Santidade o Papa Leão XIV. Este é um dia histórico para os Estados Unidos, e rezaremos por ele enquanto inicia a sagrada tarefa de liderar a Igreja Católica e dar o exemplo para tantos, independentemente da fé", publicou Obama no X (antigo Twitter).

O também ex-presidente Joe Biden seguiu a mesma linha. "Habemus Papam - Que Deus abençoe o Papa Leão XIV de Illinois. Jill e eu o parabenizamos e lhe desejamos sucesso", escreveu.

Trump, atual presidente, quer conhecer Leão XIV

Já o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o cardeal Prevost e se disse ansioso para conhecê-lo pessoalmente.

"Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que foi nomeado papa. Não vejo a hora de conhecer o papa Leão 14. Será um momento significativo", declarou. Trump ressaltou que a escolha representa um marco na história da Igreja e pode fortalecer ainda mais os laços entre o Vaticano e os Estados Unidos.

Apesar da saudação cordial, antes de ser eleito pontífice, Prevost usou as redes sociais para criticar a política migratória do governo Trump.

Em uma postagem compartilhada na rede X, ele se posicionou contra a deportação do salvadorenho Kilmar García, realizada durante a gestão republicana. A mensagem dizia que "Trump e Bukele usam o Salão Oval para fazer a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal".

Prevost também respondeu diretamente ao vice-presidente JD Vance, que havia declarado à Fox News que "existe um conceito cristão de que você ama sua família, depois ama seu próximo, depois ama sua comunidade, depois ama seus concidadãos e, depois disso, prioriza o resto do mundo".

O então cardeal rebateu: "JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros".


Por Samuel Rocha | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política