Política

Carlos Bachinski toma posse como procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná

Bachinski ingressou no Ministério Público do Paraná em 1977


Imagem de Capa

Carlos Bachinski é o novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). A posse no cargo de procurador de Justiça aconteceu nesta quinta-feira (24), em cerimônia realizada na sede do MPPR em Cascavel, com a presença de autoridades, membros da instituição, familiares e amigos.

A sessão foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti. Durante o ato simbólico, Bachinski recebeu a veste talar das mãos da esposa, Vera, e dos filhos, Lucas e Gabriela. Em seguida, reafirmou seu compromisso legal com a instituição e assinou o termo de posse, lido pela promotora de Justiça Nayani Kelly Garcia, diretora-secretária da Procuradoria-Geral.


A promotora Simone Lúcia Lorens, coordenadora administrativa da comarca, falou em nome dos colegas do MP de Cascavel. Ela destacou o respeito e a inspiração representados por Bachinski. Também fizeram pronunciamentos a presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Symara Motter; o corregedor-geral do MPPR, Paulo Sergio Markowicz de Lima; e o desembargador Rosaldo Elias Pacagnan, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Ligação profunda com o MP

Em discurso emocionado, Carlos Bachinski agradeceu aos colegas, servidores, familiares e amigos, e valorizou o gesto da Administração Superior ao comparecer presencialmente à cerimônia. "Em gestos de pura família, de pura e profunda simplicidade, humildade e inigualável solidariedade, vossas excelências fizeram questão de formalizar, pessoalmente, esse momento tão marcante", afirmou.

Bachinski também falou sobre sua forte ligação com a instituição. "Por vontade divina, as raízes do Ministério Público atravessaram meu peito, uniram-se às correntes sanguíneas, floresceram e cresceram comigo." Comprometido com as responsabilidades do novo cargo, ele reforçou que continuará pautando sua atuação pela serenidade, respeito e zelo à Constituição e ao Estado Democrático de Direito.

Homenagem e reconhecimento

Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral Francisco Zanicotti exaltou as qualidades humanas e profissionais de Bachinski. "Somos seus seguidores na busca pelo diálogo, no cuidado com as pessoas e no amor. Mesmo com tantas responsabilidades, ele se manteve íntegro e amado. Que possamos manter vivo esse legado que tanto nos inspira."

Zanicotti ainda destacou o conhecimento jurídico e a trajetória acadêmica do novo procurador, reconhecendo a presença expressiva de amigos e colegas como reflexo da admiração construída ao longo de décadas de serviço público.

Trajetória no MPPR

Carlos Bachinski ingressou no Ministério Público do Paraná em 1977 como promotor substituto nas comarcas de Capanema e Guaíra. Em 1978, foi promovido para as comarcas de Formosa do Oeste e, posteriormente, Terra Roxa. Chegou à comarca de Cascavel em 1981, onde atuou nas entrâncias intermediária e final. No dia 9 de abril de 2025, foi promovido, por antiguidade, ao cargo de 7º procurador de Justiça do 5º Grupo Cível.






Catve.com com Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política