Política

Câmara dos Deputados aprova aumento de pena para casos de injúria racial contra mulheres e idosos

Texto será enviado para análise no Senado Federal; projeto visa que punição possa aumentar de um a dois terços


Imagem de Capa

Imagem: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (15) um projeto que aumenta a pena para casos de injúria racial, se praticado contra mulheres e idosos. Agora, o texto segue para análise no Senado Federal.

O Projeto de Lei (PL) 5701/23 é da deputada Silvye Alves (União-GO), e teve parecer favorável da relatora, a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), sem sofrer alteração. Silvye defende que as vítimas mais frequentes dessa prática criminosa são pessoas negras, com foco nas mulheres e em pessoas idosas.

A Lei do Racismo (lei 7.716/1989) fixa pena atual de dois a cinco anos de reclusão, inafiançável e imprescritível, além de multa. A proposta prevê o aumento de um a dois terços se o crime for praticado contra mulher ou pessoa idosa. A pena é aplicada por "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional".

TV Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política