Catve
General Silva e Luna, do PL, foi eleito prefeito de Foz do Iguaçu neste domingo (6). A eleição na cidade foi decidida no primeiro turno. A festa da vitória começou antes mesmo da Justiça Eleitoral confirmar o resultado oficial.
General Joaquim Silva e Luna foi comemorar a vitória com o eleitorado e ao lado do vice-prefeito eleito, Ricardo Nascimento. O novo prefeito prometeu muito trabalho e espera contar com todas as vertentes. Com 100% das seções eleitorais apuradas, recebeu 73.522 votos, que equivale a 50,14% dos votos válidos.
Paulo Mac Donald ficou em segundo lugar, com 32,58% dos votos.
O prefeito eleito nasceu em Barreiros, em Pernambuco, tem 74 anos, é militar reformado e concorreu pela primeira vez às eleições. Ele é pós-graduado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e pela Universidade de Brasília, em projetos e análise de sistemas.
Silva e Luna foi o primeiro militar a exercer o cargo de Ministro da Defesa, no governo do ex-presidente Michel Temer. Ele chegou a Foz do Iguaçu em 2019 e também foi diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional. Depois, assumiu a presidência da Petrobras.
A decisão no primeiro turno acabou sendo uma surpresa, porque todas as pesquisas divulgadas previam um segundo turno pela primeira vez em Foz do Iguaçu. A abstenção também chamou a atenção, 24,49% dos eleitores não votaram. Mas a maior surpresa foi a renovação na câmara de vereadores, que foi de 90%.
Foram eleitos:
Dos atuais vereadores, foram reeleitos: Adnan El Sayed, Anice, Cabo Cassol e Yasmin Hachem.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642