Imagem: Catve
Para fazer valer um direito garantido na Constituição Federal, adolescentes do grêmio estudantil do Centro Educacional Pedro Barreto Neto (CEEP) alcançaram Fórum Eleitoral de Cascavel para uma ação interessante, a confecção do título de eleitor.
A ideia foi tão bem aceita que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná organizou um atendimento itinerante para os estudantes do CEEP. Nesta quinta (18) e sexta-feira (19) a confecção do título de eleitor está sendo em uma sala de aula. Quatro guichês foram montados. A resposta dos alunos é positiva.
A média de Cascavel está abaixo da média estadual, que tem 12% da faixa etária com título em mãos. Dos 14 mil cascavelenses com idade entre 15 e 17, somente 1.340, até o dia 31 de março, tinham feito o título. A direção do CEEP comprou a ideia e está surpresa com a participação dos estudantes. A política, não partidária, faz parte do dia a dia deles.
A impressão do título é feita na hora. Eles só precisam trazer a carteira de identidade, já que o CEEP fornece outras informações pessoais necessárias para o alistamento eleitoral.
Adolescentes de 16 a 17 anos não são obrigados a votar. Mas o João Gabriel, de 16 anos, já pretender participar das eleições municipais de 2024. Ele já tinha a intenção de fazer o título e a praticidade de confeccionar o documento no local onde estuda ajudou bastante.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642