Cotidiano

Torre de transmissão de energia de Furnas cai em Medianeira

Também foram confirmados casos na Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia


Imagem de Capa

Foto: Eletronorte / Torre derrubada em Rondônia

Foto: Eletronorte/Torre derrubada em Rondônia

Uma torre de transmissão de energia elétrica de Furnas instalada em Medianeira, caiu na madrugada de segunda-feira (9). Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), outras duas da Eletronorte também ficaram danificadas em Rondônia. As quedas não causaram prejuízo no fornecimento de eletricidade. 

O boletim do ONS aponta que as três ocorrências aconteceram entre o domingo e a segunda-feira. Às 21h30 do domingo (8) houve a queda de uma torre de transmissão na linha de transmissão entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia.

A queda da torre gerou o desligamento da linha de transmissão, mas não houve consequência significativa para o sistema nacional.  O plano de contingência foi implementado a fim de restabelecer a referida linha de transmissão, equipes trabalham para reconstrução da torre. 

Logo após a meia-noite, às 00h13 da segunda (9) foram registradas várias ações na linha de transmissão de Furnas que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ibiúna, em São Paulo.

Em uma sequência de torres, uma foi derrubada e outras três tiveram avarias. "Há indícios de vandalismo. Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres". 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico informou que aumentou a segurança eletroenergética e processará informações referentes a qualquer tentativa de ataque ou efeito vandalismo.  Embora os culpados pelas torres de energia derrubadas não sejam apontados no documento, a Aneel determina que as distribuidoras suspendam o fornecimento de energia de "possíveis instalações provisórias, relacionadas à acampamentos clandestinos de manifestantes, e identifiquem, se possível, os proprietários/consumidores responsáveis, com fins de encaminhamento para as autoridades públicas".

A torre derrubada em Medianeira transporta energia gerada pela Usina de Itaipu. 

Já em Rondônia, uma das torres teve os cabos de sustentação cortados e caiu, enquanto outra foi deliberadamente derrubada (foto). 


Foto: Eletronorte. Em Rondônia uma torre de transmissão na linha de transmissão também foi derrubada. 

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano