Médicos que atuam na neurocirurgia do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, anunciaram que irão suspender as cirurgias a partir desta sexta-feira (21). A unidade é referência em atendimentos de urgência e emergência na região de fronteira.
Segundo os profissionais, há uma série de melhorias necessárias para garantir a segurança dos procedimentos. Entre os principais pontos estão a comprovação do funcionamento adequado de equipamentos essenciais, a manutenção preventiva e corretiva dos instrumentais neurocirúrgicos e esclarecimentos sobre registros de cancelamentos ou adiamentos de cirurgias por falta de materiais.
O Conselho Municipal de Saúde recebeu as denúncias e informou, em ofício, que as quatro empresas prestadoras de serviços em neurocirurgia no hospital formalizaram pedido de descredenciamento. Com isso, a Fundação Municipal de Saúde alertou que, a partir de amanhã, ficará impossibilitada de atender pacientes que dependem dessa especialidade.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu afirmou que a direção do hospital mantém diálogo com os médicos e que, caso a situação não seja resolvida nos próximos dias, já existe um plano de contingência. A norma técnica prevê que pacientes graves sejam transportados imediatamente de helicóptero para uma unidade com estrutura de avaliação neurológica, com prioridade para Cascavel.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Renan Gouvêa | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642