JC
Toledo registrou aumento de 2% nos casos de doenças respiratórias, passando de 897 para 921 notificações, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Saúde. O número de mortes também subiu: eram 22 e agora são 26, entre elas uma criança cuja idade não foi informada.
O clima frio e os ambientes fechados contribuem para a propagação do vírus influenza. A orientação é para que pessoas com sintomas utilizem máscara e procurem atendimento na unidade de saúde Sentinela da Vila Paulista.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) atende das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira.
A gerente da unidade, Gisele Moschen Ortigara, explica que quem procurar outras unidades com sintomas gripais será redirecionado para a Unidade Sentinela. "O paciente passa primeiro por um questionário, depois pela triagem com a enfermagem e segue para consulta médica. Dependendo da avaliação, ele pode receber medicação, ser encaminhado para exames ou, se necessário, ser regulado para atendimento de urgência via Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]", detalhou.
A UBS organizou uma estrutura para atendimento imediato de casos com necessidade de permanência em observação. "Montamos três leitos com suporte de oxigênio. Se o paciente apresentar melhora após o manejo e a medicação, recebe alta. Caso contrário, permanece sob observação até ser transferido para um serviço de urgência", explicou Gisele.
Ela orientou ainda sobre a diferença entre os tipos de atendimento disponíveis no município. "Se a pessoa já apresenta sinais graves, como falta de ar ou muito cansaço, o ideal é buscar diretamente o Pronto Atendimento Municipal [PAM, conhecido como Mini Hospital] no caso de adultos, ou a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] para crianças. A Unidade Sentinela atende quadros iniciais, sem gravidade aparente", esclareceu.
Por fim, reforçou orientações para prevenção das doenças respiratórias. "É importante manter os ambientes ventilados, usar máscara ao apresentar sintomas e evitar locais com aglomeração. Além disso, é fundamental manter a higiene das mãos, boa hidratação e, principalmente, buscar a vacina contra a influenza. Quem ainda não se vacinou pode procurar qualquer unidade de saúde, exceto a nossa aqui da Paulista, que no momento não está vacinando", conclui
Veja mais:
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem de Wagner Lima | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642