JC
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) deu mais um passo esta semana com a formação de um novo grupo de 50 pacientes que serão preparados para a cirurgia bariátrica.
A espera de anos por uma solução definitiva para a obesidade começa nesta segunda-feira (28) para Luciana Duarte. Com 136 kg e mais de 25 anos de dificuldades causadas pelo excesso de peso, ela dá o primeiro passo em direção à mudança.
"Eu tive depressão pós-parto, fiz tratamento, tomei remédio, mas desisti, falhei". Luciana, dona de casa de Guaíra (PR), é uma das 50 pessoas que iniciam uma nova etapa no combate à obesidade. São homens e mulheres, de diferentes idades, que vêm das regionais de saúde de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, todos são encaminhados pelas unidades de saúde, a porta de entrada de atendimento. "Esses pacientes são preparados, reduzem 5% e depois são encaminhados", explica o coordenador do programa de atenção à obesidade do hospital o médico, Allan Cézar Faria de Araújo.
O programa de combate à obesidade começou há 13 anos, e, nesse período, 600 pessoas foram operadas. Neste ano, o Hospital Universitário fez 15 cirurgias. Em todo o Paraná, 420 pessoas aguardam para a realização de gastroplastia.
ACESSO
Para ter acesso ao programa que oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve primeiro procurar atendimento com um clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Saúde da Família (USF) e falar do interesse em fazer a cirurgia.
Reportagem de Isabela de Oliveira | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642