Portal Saúde 24h

Começa a campanha de vacinação contra a gripe em Cascavel

10 mil doses foram entregues e estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde


Imagem de Capa

Campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta terça-feira (1º) em todo o estado do Paraná.

Em Cascavel, dez mil doses foram entregues e já estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município. A meta é que 145 mil pessoas sejam vacinadas, ou seja, 90% do público alvo.

Neste primeiro momento, os grupos prioritários são os primeiros a receberem as doses. São eles:

 Crianças de 6 meses a 6 anos

 Idosos com 60 anos ou mais

 Gestantes ou puérperas

 Trabalhadores da saúde

 Professores 

 Povos indígenas

 Caminhoneiros

 Pessoas em situação de rua

 Pessoas com doenças crônicas ou deficiências

No Paraná, a campanha foi adiantada, mas no restante do país começará no dia 7 de abril. Em Cascavel, quem faz parte de algum desses grupos de risco já pode procurar alguma das 47 Unidades de Saúde.


EM TOLEDO 

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início nesta terça-feira (1º) em Toledo, com a distribuição do imunizante nas unidades de saúde de todo o município. A iniciativa, que está na 27ª edição, começa, em nível nacional, apenas no dia 7 de abril. Porém, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) antecipou a aplicação do imunizante para aumentar a cobertura vacinal em uma época do ano na qual as temperaturas começam a baixar.

Para garantir a quantidade necessária, a Sesa enviou 332 mil doses às 22 regionais de Saúde do Paraná e outras 512 mil doses devem chegar nas próximas semanas, sendo distribuídas conforme o recebimento. A vacinação é destinada a um público-alvo de 4.931.410 pessoas em todo o estado, do qual fazem parte: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas (mulheres no pós-parto), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua.

Para receber a dose da vacina, os integrantes destes públicos-alvo devem comparecer às unidades de saúde durante o horário normal de funcionamento, portando documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação, cartão SUS e comprovante de endereço.

Uma das grandes novidades deste ano é a mudança no modelo de vacinação. Ao contrário de edições anteriores, as vacinas estarão disponíveis de forma permanente nas salas de vacinação das unidades de saúde, permitindo que a imunização aconteça de maneira contínua, sem a necessidade de aguardar as campanhas sazonais. A meta da Sesa é alcançar, pelo menos, 90% de cada um dos três principais públicos-alvo: crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Reportagem por Déborah Evangelista | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde