Portal Saúde 24h

Índice de infestação do mosquito da dengue coloca Cascavel em alerta

Cuidados devem ser redobrados para evitar uma nova epidemia da doença no verão


Imagem de Capa

Catve

Resultados do último LIRAa do ano de 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (7), em Cascavel. Os resultados foram avaliados como negativos e a Secretaria de Saúde já emitiu um sinal de alerta com relação à dengue.

No ciclo passado, tivemos o pior cenário registrado em Cascavel, e agora, se os devidos cuidados não forem tomados, podemos ter uma epidemia novamente.

O 4º LIRAa mostrou um índice de infestação de 2,5%, número maior do que o do 3º ciclo, que foi de 1,5%. O indicado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Mais de 4,7 mil imóveis foram vistoriados durante os três dias do LIRAa. O extrato 10, que abrange as localidades Padovani, Jardim União, Santa Catarina, Faculdade 1, Universitário, Turisparque, Itapoã e Santa Felicidade, teve a maior incidência, com 5,1%.

O extrato 6, que engloba Palmeiras 1, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz, Paulo Godoy e Angra dos Reis, teve o índice de 4,6%.

E o único extrato que ficou abaixo do índice esperado, é o 11, que abrange Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália, Veneza, Presidente, Faculdade 2, Aquarelas, Veredas e Cajati, com 0,9%.

A comparação de 2024 com 2023 é preocupante. No ano passado, entre o final de julho e o começo de novembro, eram oito casos de dengue confirmados e mais de 700 notificações, além de seis casos de Chikungunya. No mesmo período desse ano, são mais de 1.670 casos suspeitos, 15 confirmados e 12 de Chikungunya.

O Secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, alerta sobre essa situação e reforça que a população precisa colaborar.

A Secretaria de Saúde de Cascavel também divulgou quais são os bairros com maior incidência da dengue nos últimos 10 anos, que são: Interlagos, Morumbi e Santa Cruz.

Depois que o resultado do LIRAa foi divulgado, uma avaliação interna será feita pela Secretaria de Saúde para que ações sejam feitas nas próximas semanas. A diretora da Vigilância Sanitária de Cascavel, Rozane Campiol, falou das ações que devem ser definidas, a partir de agora, para o enfrentamento da dengue.

Confira a matéria completa no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde