Catve
Resultados do último LIRAa do ano de 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (7), em Cascavel. Os resultados foram avaliados como negativos e a Secretaria de Saúde já emitiu um sinal de alerta com relação à dengue.
No ciclo passado, tivemos o pior cenário registrado em Cascavel, e agora, se os devidos cuidados não forem tomados, podemos ter uma epidemia novamente.
O 4º LIRAa mostrou um índice de infestação de 2,5%, número maior do que o do 3º ciclo, que foi de 1,5%. O indicado pelo Ministério da Saúde é de 1%.
Mais de 4,7 mil imóveis foram vistoriados durante os três dias do LIRAa. O extrato 10, que abrange as localidades Padovani, Jardim União, Santa Catarina, Faculdade 1, Universitário, Turisparque, Itapoã e Santa Felicidade, teve a maior incidência, com 5,1%.
O extrato 6, que engloba Palmeiras 1, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz, Paulo Godoy e Angra dos Reis, teve o índice de 4,6%.
E o único extrato que ficou abaixo do índice esperado, é o 11, que abrange Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália, Veneza, Presidente, Faculdade 2, Aquarelas, Veredas e Cajati, com 0,9%.
A comparação de 2024 com 2023 é preocupante. No ano passado, entre o final de julho e o começo de novembro, eram oito casos de dengue confirmados e mais de 700 notificações, além de seis casos de Chikungunya. No mesmo período desse ano, são mais de 1.670 casos suspeitos, 15 confirmados e 12 de Chikungunya.
O Secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, alerta sobre essa situação e reforça que a população precisa colaborar.
A Secretaria de Saúde de Cascavel também divulgou quais são os bairros com maior incidência da dengue nos últimos 10 anos, que são: Interlagos, Morumbi e Santa Cruz.
Depois que o resultado do LIRAa foi divulgado, uma avaliação interna será feita pela Secretaria de Saúde para que ações sejam feitas nas próximas semanas. A diretora da Vigilância Sanitária de Cascavel, Rozane Campiol, falou das ações que devem ser definidas, a partir de agora, para o enfrentamento da dengue.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642