Foto: IQAir
A qualidade do ar de Cascavel (PR) está insalubre para grupos sensíveis nesta segunda-feira (23), assim como toda região Oeste e grande parte do Paraná. A medição é apurada em tempo real pelo site suiço IQAir. A condição adversa é desencadeada por fuligens derivadas das queimadas que acontecem em outras regiões do país.
De acordo com o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, a população poderá ver o céu esbranquiçado devido à presença das fumaças. Além disso, as temperaturas elevadas e a baixa umidade contribuem com a piora do ambiente. "Tanto que no nascer e no pôr do sol fica bastante alaranjado e avermelhado e fica bem visível com a má qualidade do ar", conclui.
A concentração de PM2,5 - indicador utilizado como critério da qualidade do ar - é atualmente 10,9 vezes maior que o valor anual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As recomendações da corporação à população incluem a redução de exercícios ao ar livre; fechar as janelas para evitar ar sujo externo; grupos sensíveis devem usar máscaras; e os purificadores de ar devem ser utilizados.
A previsão, de acordo com o monitor suíço, é de que a classificação para amanhã permaneça a mesma - insalubre para grupos sensíveis -, embora haja uma leve evolução da qualidade do ar. A partir de quarta-feira (25), a categorização avança para moderada. A tipificação da escala inclui as seguintes tipificações: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, insalubre, muito insalubre e perigoso.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642