A abertura dos X Games no mirante da Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu na noite desta quarta-feira (17) colocou de vez o nome do Brasil no cenário dos grandes eventos esportivos.
Considerado o terceiro maior evento esportivo, depois dos jogos olímpicos e da copa do mundo de futebol, e o maior radical do universo, os X Games iniciam na Terra das Cataratas um ciclo de grandes eventos esportivos no Brasil e já mostram o que o brasileiro tem de melhor: hospitalidade, e no caso de Foz do Iguaçu, belos cenários.
Na abertura oficial, o secretário Evandro Roman destacou que o envolvimento de vários entes federados foi fundamental para que os X Games acontecessem em terras paranaenses: "Um evento com uma envergadura mundial só foi possível porque Governo Municipal, Governo do Estado e Governo Federal se uniram a iniciativa privada para concretizar esse sonho não só para os brasileiros, mas para toda América do Sul. Envolveu não somente o esporte, mas também o turismo, economia, cultura, defesa nacional, meio ambiente, segurança. O esforço foi tamanho mas o prêmio está pra começar."
Os X Games nasceram em 1995 e desde então aumentou o reconhecimento aos esportes radicais, no qual o mais difundido é o skate.
Na edição em Foz do Iguaçu mais de 200 atletas de todas as partes do mundo vão se apresentar em quatro modalidades esportivas: Skate, BMX (Bicicross), Motocross e Rally - divididas em 15 categorias.
Um dos ícones do skate, o hexacampeão mundial Sandro Dias foi a estrela da abertura e ficou emocionado ao tentar falar. Por duas vezes os aplausos substituíram a voz que insistia em não sair. Quando enfim conseguiu, o "Mineirinho" falou que um sonho de milhares e milhares de atletas dos esportes radicais estava sendo realizado: "Há 27 anos éramos discriminados por aquilo que fazíamos [skate]... hoje é mais um sonho em minha vida que eu realizei. Foz do Iguaçu fez com que isso se realizasse. Em nome dos atletas dizer que está todo mundo contente."
O cônsul geral norte-americano Dennis Hankins avaliou o evento no Brasil como um cartão postal do momento vivido pelo país dos grande eventos esportivos: "Foz do Iguaçu representa hoje o novo Brasil. Não existiria melhor lugar para realizar o X Games."
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira resumiu o momento que a cidade vive com a realização do X-Games: "Tivemos autorização para denominar a nossa edição de edição latino-americana dos X-Games e isso se comprovou com a venda de quase 80% dos ingressos no primeiro dia para nossos vizinhos paraguaios. Isso é uma prova de que Foz tem esse espírito de irmandade. Aqui vivem 73 etnias em perfeita paz, um exemplo para o mundo que o esporte agora vai referendar."
A abertura foi coroada com a apresentação da iluminação noturna de Itaipu, além de aperitivos do que deve esperar o público na Terra das Cataratas.
Dois locais receberão as competições do X Games: o Parque Nacional do Iguaçu - em frente às Cataratas do Iguaçu - e o Parque Infraero, arena montada em frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, onde acontecerá a maioria das competições do evento, além de todas as atrações para o público, como shows, Skate Park aberto à população e montagem de espaços dos patrocinadores.
Foz do Iguaçu foi escolhida no início de junho de 2012 para ser uma das cidades-sede das edições de esportes de verão do X Games em 2013, 2014 e 2015. O município paranaense disputou a fase final com as cidades de Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro, entre outras. A seleção da sede contou com a participação de 40 cidades de 21 países.
Redação Catve.tv
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642