Sexta-feira (28) à noite, cerimônia oficial de inauguração da nova arena do Centro FAG. Início de uma história, com luzes e som. Depois os competidores entraram em cena para a semifinal. Prova dos Três Tambores do City Farm FAG. No sábado (29) nova chance para quem não conseguir avançar diretor para a final. Os 80 inscritos foram divididos em Ouro e Prata, ou 1ª Divisão e 2ª Divisão.
Sábado à tarde a expectativa ficou maior ainda. Com a disputa final. Com a pista prontinha, as montadoras e montadores, andando em círculo, aqueciam os cavalos. Vimos o treinador Bicudo e a montadora Stella conversando, tendo uma última conversa. A fase da Stella, de 13 anos, é boa. Não sabíamos disso antes de conversar com eles, que com muita humildade não falavam em favoritismo.
A mãe da Stella estava com o coração mais acelerado.
Na Prova dos Três Tambores as competidoras e competidores são chamados um a um para entrar na arena. A cerimônia é um sinal de que as disputas estão próximas. Primeiro o hino nacional.
Ainda lado a lado, os montadores têm um momento particular de fé. A concentração da Stella chama a atenção. Cerimônia encerrada, equipe de manutenção com o trator na pista para deixar o terreiro perfeitos para uma prova de habilidade e velocidade.
Com um ótimo público mais uma vez nas arquibancadas, os primeiros a competir na final foram as crianças da categoria mirim, até 13 anos, Divisão 2 (2D). O cronômetro dispara quando os montadores passam pelo equipamento fotocélula e para quando o animal passa novamente por ele. Cronometragem sem intervenção humana. A regra é simples de entender. Quem fizer o percurso em menor tempo, vence. Cada vez que o competidor derruba o tambor, é acrescido cinco segundos ao tempo dele. Depois de todas as passadas, ficaram os cinco melhores para o Top Five. No Mirim 2D, até 13 anos, onde os meninos ainda podem competir, Mateus Bomm, foi o mais rápido e terminou como sendo o vencedor. O montador do cavalo Creek Designer foi chamado na Arena para receber a premiação.
Na Mirim 1D, a primeira divisão, final acirrada. Das 15 inscrições, duas eram de meninos. Mas, as meninas dominaram as baterias. A toledana Stella Copetti estava nessa prova também. Foi uma categoria bem disputada, com bons tempos e diferenças pequenas. As adversárias da Stella bem que tentaram, venderam caro, mas não teve jeito. Stella foi a última a entrar na pista, com a mãe ali do ladinho, quietinha, gravando tudo, e fez aquilo que se esperava dela, confirmando o título na categoria Mirim 1D, o primeiro do fim de semana.
Maria Julia de Abreu Lima terminou na segunda posição. A Maria Sofia Kucinscki, na somatória das passadas da classificação, semifinal e final, ficou com o terceiro lugar.
Agora a vez da categoria feminino 2D. Nessa prova a grande vencedora foi a Jeani Kelly Furiato e acabou sendo a grande campeã.
Maria Júlia de Abreu Lima, estudante do Colégio FAG, que já tinha conquistado o segundo lugar na 1ª Divisão do Mirim, atrás da Stella, foi a segunda colocada na categoria Feminino 2D.
E após muita expectativa, começou a final da prova principal do fim de semana, 1ª Divisão do Feminino, que começou com 50 competidoras inscritas. Na briga pelo título, Julia Giesel da Silva, correndo em casa, acadêmica da FAG, fez uma boa passada, mas acabou terminando em terceiro. Luiza Campos Mardegan, também na pista da universidade em que cursa medicina, do Centro FAG, foi outra que andou muito bem e ficou perto de levar o prêmio de campeã. No entanto, o momento é mesmo de Stella Copetti, mesmo pressionada pelos tempos das outras concorrentes, ela conseguiu impor um ritmo muito forte e passou todas as finalistas para garantir mais um título na carreira. Ao lado da família, incluindo o cavalo Devoto Creek, parceiro incondicional, e do técnico Bicudo ela se emocionou. Stella teve 100% de aproveitamento na prova dos Três Tambores, sendo campeã nas duas categorias que participou.
Depois da premiação, a Luiza destacou como foi viver uma emoção diferente na FAG.
A primeira foi um sucesso, que venha a segunda, com mais e novas emoções.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642