Esporte

Piquet e Fraga mantêm Mitsubishi como protagonista em Brasília e marca já garante títulos


Imagem de Capa

Foto: José Mário Dias (Mitsubishi Motors)

A Mitsubishi Motors encerrou a penúltima etapa da Stock Car Pro Series reafirmando sua força na temporada que marca seu retorno à categoria. Na reinauguração, após 11 anos, do autódromo de Brasília (DF), Nelsinho Piquet conquistou uma vitória histórica no autódromo que leva o nome de seu pai, enquanto Felipe Fraga completou a dobradinha da marca com o segundo lugar. O resultado consolidou a Mitsubishi como protagonista do fim de semana, com novo pódio duplo e desempenho dominante dos Eclipse Cross em uma das etapas mais aguardadas do calendário.

Largando da pole position, Piquet controlou a prova de ponta a ponta, assegurando sua segunda vitória no ano e a 11ª da Mitsubishi no campeonato. Em um fim de semana carregado de simbolismo, o piloto da Scuderia Bandeiras Sports celebrou a conquista em família e diante de um autódromo lotado. Para ele, vencer em casa, justamente na reabertura do circuito após mais de uma década fechado, tornou o momento ainda mais especial.

"A Scuderia Bandeiras entregou uma nave, hoje. Sem eles eu não estaria aqui. Obrigado, Mitsubishi. Parecia que (o carro) estava andando no trilho. Que máquina! Foi uma semana mágica, com a homenagem que fizemos a Brasília no nosso carro e macacão, com família e amigos aqui depois de termos tido a pista fechada por 11 anos. Reabrir tudo isso e inaugurar com pole e vitória vai ficar para sempre como um dos finais de semana mais especiais da minha vida, em toda a minha carreira. Definitivamente, se não for o melhor, é um dos melhores", afirmou Piquet, que foi terceiro na corrida Sprint do sábado, de 30 minutos, antes de triunfar na principal. "Essa corrida de 50 minutos para mim parece que durou cinco horas. A cada curva, cada freada, cada retomada, a minha concentração era muito grande, e a pressão também, de realmente querer entregar esse resultado para a cidade, para a equipe, para minha família e meus patrocinadores... Eu me cobrava muito. Obrigado a Brasília e todos os brasilienses, porque o autódromo estava lotado, foi muito legal", disse.

Vencedor do sábado, Felipe Fraga cruzou a linha de chegada logo atrás do companheiro de marca. O líder do campeonato ampliou sua vantagem na classificação geral, mesmo com a aplicação dos descartes, e agora tem apenas Gaetano di Mauro como ameaça na disputa pelo título. Fraga soma 856 pontos, contra 742 do companheiro de equipe na Eurofarma RC - única dupla ainda com chances matemáticas na final de Interlagos.

"Final de semana incrível. Não esperava ter ido tão bem no sábado. E domingo foi maravilhoso, essa eu esperava ter ido bem. O Piquet estava muito rápido. Eu estava em terceiro, e minha equipe fez um pit stop maravilhoso que me possibilitou ganhar uma posição, então fiquei feliz com a dobradinha da Mitsubishi. O Nelsinho estava imbatível hoje e se eu terminasse no pódio eu estaria muito feliz, e foi o que aconteceu", apontou Felipe, piloto do Eclipse Cross #88, e que somou 129 pontos somente no fim de semana de Brasília. 

"Não posso reclamar de nada, porque eu queria abrir um ou dois pontos, e no fim das contas eu abri uma vantagem maior do que eu havia conseguido no ano todo. Não devo depender de tantos resultados, mas tudo pode acontecer. Temos de ter humildade, resiliência e sobretudo paciência", comentou.

O domingo também confirmou a força coletiva da Mitsubishi na temporada. Com os pontos somados por Fraga e Di Mauro, a Eurofarma RC, uma das cinco equipes que usam o Mitsubishi Eclipse Cross, garantiu de forma antecipada o título de equipes - a marca dos três diamantes já garante, assim, o título de pilotos e de equipes.

Além da vitória de Piquet e do segundo lugar de Fraga, outros pilotos que competem com o Eclipse Cross se destacaram: Ricardo Zonta terminou em sexto, Felipe Baptista em oitavo, Gaetano di Mauro em décimo e Allam Khodair em 15º. Gianluca Petecof foi o 17º, enquanto Daniel Serra completou com duas voltas a menos. Vicente Orige não terminou a prova.

A etapa de Brasília também marcou o momento em que o campeonato passou a considerar os descartes obrigatórios dos cinco piores resultados de cada piloto na temporada (exceto desclassificações e não-participações). Fraga, líder, foi o piloto que mais pontos excluiu (60), enquanto Di Mauro descartou 20 e Piquet, agora terceiro na tabela, abdicou de 32. Com isso, os três primeiros da tabela geral são pilotos Mitsubishi, reforçando a presença dominante da marca no campeonato.

A decisão da temporada 2025 será em Interlagos, nos dias 13 e 14 de dezembro, com 137 pontos ainda em jogo. Fraga chega à final com vantagem confortável, mas com o foco e a prudência de quem sabe que nada está decidido até a bandeirada. Piquet, agora terceiro colocado, já não tem chances matemáticas de título, mas chega embalado por um dos maiores momentos de sua carreira.

Resultado - Corrida Printipal (BRASÍLIA - DF, etapa 11)

(pilotos Mitsubishi)

1. Nelsinho Piquet (Scuderia Bandeiras Sports) - 26 voltas em 53min15248

2. Felipe Fraga (Eurofarma RC) - a 2s050

6. Ricardo Zonta (RCM Motorsport) - a 9s384

8. Felipe Baptista (CAR Racing KTF) - a 9s510

10. Gaetano di Mauro (Eurofarma RC) - a 10s170

15. Allam Khodair (Blau Motorsport) - a 15s324

17. Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) - a 17s988

23. Daniel Serra (Blau Motorsport) - a 2 voltas

NC. Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports) - não completou

Classificação do campeonato após 11 etapas:

(com descartes aplicados)

(Pilotos Mitsubishi em negrito)

1. Felipe Fraga - 856 pontos (descartou 60)

2. Gaetano di Mauro - 742 (descartou 20)

3. Nelsinho Piquet - 666 (descartou 32)

4. Arthur Leist - 649 (descartou 11)

5. Guilherme Salas - 640 (descartou 21)

6. Gabriel Casagrande - 626 (descartou 16)

7. Enzo Elias - 608 (descartou 18)

8. Thiago Camilo - 604 (descartou 20)


10. Rafael Suzuki - 539 (descartou 33)

11. Felipe Baptista - 490 (descartou 15)

14. Daniel Serra - 457 (descartou 6)

15. Allam Khodair - 456 (descartou 0)

16. Gianluca Petecof - 453 (descartou 3)

25. Ricardo Zonta - 353 (descartou 21)

26. Bruno Baptista - 325 (descartou 4)

31. Vicente Orige - 183 (descartou 0)

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte