Foto: Miriam Jeske/COB
Henrique Marques fez história nesta segunda-feira (27) ao conquistar a primeira medalha de ouro masculina do Brasil em Campeonatos Mundiais de taekwondo. O atleta de 21 anos venceu o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na final da categoria até 80kg, em Wuxi, na China. Com essa conquista, o Brasil garantiu sua segunda medalha dourada na edição, depois de Maria Clara Pacheco ter se sagrado campeã em sua categoria na sexta-feira, marcando a primeira vez que o país conquista dois títulos em um único Mundial.
No Mundial, Henrique iniciou sua campanha com vitória tranquila sobre o cubano Kelvin Calderon Martinez, por 2 a 0, seguida de vitória sobre Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, também por 2 a 0. Nas quartas de final, derrotou o americano CJ Nickolas, campeão dos Jogos Pan-Americanos, novamente por 2 a 0. Na semifinal, enfrentou o russo Artem Mytarev: após perder por 10 a 9 no segundo round, Henrique garantiu a vaga na final vencendo o terceiro round por 4 a 2.
Na decisão contra Xiang, Henrique manteve controle da luta. No primeiro round, conseguiu um chute que valeu dois pontos, enquanto recebeu apenas um ponto por punição. No segundo round, apesar do placar zerado, venceu no critério de desempate, garantindo o ouro para o Brasil.
O Mundial de taekwondo em Wuxi segue até 30 de outubro, com outros brasileiros ainda na disputa, como Edival Pontes, medalhista de bronze em Paris 2024, e Milena Titoneli, duas vezes bronze em Mundiais na categoria até 67kg.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642