Esporte

Maior categoria sul-americana, Stock Car chega a 650 corridas neste sábado

Palco da 300ª prova, há 19 anos, Campo Grande recebe de volta o principal campeonato do continente


Imagem de Capa

Imagem: Duda Bairros/Stock Car

A disputa da nona etapa da temporada 2025 será duplamente especial para a comunidade da Stock Car Pro Series. Primeiro, em razão do retorno a Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, que está de regresso ao calendário da competição depois de seis anos. A "Cidade Morena" será também o cenário da 650ª corrida da História da principal categoria do automobilismo sul-americano, com a disputa neste sábado (25/10) da prova sprint da etapa a partir de 15h30 (horário local, ou 16h30 pelo horário de Brasília).

Além do patamar de importância atingido no cenário nacional e também pelo respeito que a categoria alcançou internacionalmente pelo equilíbrio e alto nível do seu grid, a Stock Car também é o campeonato mais longevo do esporte a motor brasileiro, em ação de forma ininterrupta desde 1979, caminhando para 50 anos de vida.

Curiosamente, Campo Grande voltará a receber um marco histórico da Stock Car. Em 2006, a capital do Mato Grosso do Sul foi o cenário da 300ª largada da categoria, com vitória de Cacá Bueno, no ano em que pavimentou os caminhos para seu primeiro título, conquistado com a A.Mattheis/Red Bull.

A partir de 2014, a Stock Car passou a disputar duas corridas a cada fim de semana, aumentando o número de provas por temporada significativamente. Naquele ano, no Autódromo Internacional de Goiânia, Thiago Camilo venceu a corrida 400. E quase cinco anos depois, em abril de 2019, o Autódromo do Velopark (RS) representou a chegada da categoria às 500 largadas, tendo o hoje tricampeão Daniel Serra como ganhador.

Thiago Camilo voltou a triunfar em uma corrida de marco representativo para a Stock Car e subiu ao topo do pódio da prova 550 da competição, em 1º de agosto de 2021, no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba. Dois anos depois, em uma tarde escaldante, Goiânia foi o palco do GP Silverado 600, em alusão às 600 provas da Stock Car, com triunfo de Átila Abreu.

Giro pelo "Centro-Oeste" —  Stock Car Pro Series entra em uma fase decisiva em um período de um mês e meio com três etapas em série pelo Centro-Oeste do Brasil, trazendo grandes novidades. Três semanas depois do regresso a Campo Grande, a categoria vai realizar outras duas etapas na região: entre 14 e 15 de novembro, estreando no Autódromo de Cuiabá (MT), com a primeira prova noturna da história da Stock Car, e 15 dias depois na reinauguração do Autódromo, em Brasília, Capital Federal.

Campo Grande já recebeu 16 corridas da Stock Car ao longo de uma história iniciada em 2002 e que teve o paulistano Beto Giorgi como primeiro vencedor. A 'Cidade Morena' fez parte do calendário em 2003, 2004 e seguidamente entre 2006 e 2011. A categoria retornou ao Mato Grosso do Sul em 2015 e retornou em 2018 e 2019. Neste último ano, os vencedores foram Thiago Camilo e Rubens Barrichello.

Pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno é o 'rei da pista', o piloto em atividade da categoria mais bem-sucedido em Campo Grande. Hoje na Scuderia Chiarelli, o carioca já triunfou em três oportunidades — 2004, 2006 e 2018, naquela que foi sua última vitória na Pro Series até agora. Cacá também é o recordista de poles no Mato Grosso do Sul, largando três vezes da posição de honra, e subiu ao pódio em seis oportunidades.

Entre os pilotos em atividade, além de Cacá, Camilo e Barrichello, já venceram em Campo Grande Felipe Fraga, duas vezes, e o tricampeão Ricardo Maurício.

Muitas ultrapassagens — A versão atual do circuito sul-mato-grossense tem 3.443 metros de extensão e nove curvas. Localizada a 15 km do centro da capital, a pista do Autódromo Internacional Orlando Moura reúne uma interessante mescla de trechos de alta, média e baixa velocidades.

O grande destaque fica por conta da Reta Oposta, uma das maiores em autódromos no Brasil, com 960 metros de extensão. Tal setor, certamente, será bastante explorado pelos pilotos em razão de uma das grandes novidades adotadas para a temporada 2025 com a estreia dos carros SUVs: o DRS (ou sistema de asa móvel) proporciona redução de arrasto e ajuda a elevar a velocidade final dos carros, trazendo a perspectiva de muitas ultrapassagens nas corridas sprint e principal da etapa de Campo Grande.

Quando se leva em conta a experiência em um carro da Stock Car, a pista será novidade para 13 dos 31 pilotos que estarão em ação neste fim de semana. Além de nomes consagrados como Felipe Massa, Helio Castroneves e João Paulo de Oliveira, dez outros nomes vão correr pela primeira vez na categoria em solo sul-mato-grossense: Arthur Gama, Arthur Leist, Enzo Elias, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Guilherme Salas, Lucas Kohl, Rafael Reis, Vicente Orige e Zezinho Muggiati.

Como está a temporada — Mais jovem vencedor e campeão da Stock Car, Felipe Fraga desembarca em Campo Grande na condição de líder do campeonato. O piloto da Eurofarma RC soma 637 pontos e ostenta vantagem importante de 54 tentos para seu concorrente mais próximo, o companheiro de equipe Gaetano Di Mauro. Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) é o terceiro colocado na tabela, com 520 pontos.

A quarta posição é de Enzo Elias (Scuderia Bandeiras), que soma 488 tentos. O top-5 é completado por Rafael Suzuki (TMG Racing). O piloto e a equipe conseguiram um efeito suspensivo e provisoriamente reverteram a desclassificação após vistoria técnica na corrida principal da etapa 8, no Velocitta, em cinco de outubro, quando Suzuki venceu a prova. O parecer definitivo em relação à causa ainda será julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Vindo de vitória na sprint do Velocitta, em outubro, e de contrato já renovado para 2026, Arthur Leist (Crown Racing) é o sexto da tabela de pontos, enquanto Thiago Camilo aparece em sétimo na nova classificação do campeonato. O piloto da Ipiranga Racing tem 458 tentos, enquanto Gabriel Casagrande é o oitavo, somando agora 439 tentos, quatro a mais em relação a Nelson Piquet Jr. Felipe Baptista (CAR Racing KTF) completa a lista dos dez primeiros, com 404.

Agenda cheia — Além da Stock Car, o fim de semana em Campo Grande trará à pista do Autódromo Internacional Orlando Moura a Turismo Nacional, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil, com a disputa da sexta etapa do campeonato, também às vésperas da reta final.

A programação da Stock Car na "Cidade Morena" tem início na sexta-feira, quando serão realizados uma sessão de shakedown e dois treinos livres no traçado de 3.443 metros de extensão. A sessão classificatória que vai determinar o grid de largada das duas provas do fim de semana e o dono do nono Troféu Pole Position Snapdragon de 2025 acontece na manhã de sábado, às 8h30 (horário local, ou 9h30 pelo horário de Brasília). À tarde, Campo Grande receberá a corrida 650 da Stock Car a partir de 15h30 (horário local, ou 16h30 pelo horário de Brasília).

O desfecho da nona etapa do campeonato está marcado para domingo. A corrida principal da etapa, de 50 minutos mais uma volta, terá largada às 11h10 (horário local, ou 12h10 de Brasília). Antes, a programação traz um grande e esperado momento para os fãs: a visitação aos boxes, quando o público tem a oportunidade de interagir com seus pilotos preferidos e ver de perto as máquinas que vão acelerar no autódromo sul-mato-grossense.

Os ingressos já estão à venda para uma grande festa do esporte a motor em Campo Grande. As entradas podem ser adquiridas na plataforma Tiqueteira e, a partir de sábado, também nas bilheterias do Autódromo Orlando Moura, com valores partindo de R$ 35.

A Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo na CATVE, catve.com e app catve live!

As corridas "redondas" da Stock Car Pro Series

Corrida 1

22 de abril de 1979

Autódromo de Tarumã, Viamão (RS)

Vencedor: Affonso Giaffone (Chevrolet Opala)

Corrida 50

28 de maio de 1983

Autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro (RJ)

Vencedor: Luiz Alberto Pereira (Chevrolet Opala)

Corrida 100

30 de abril de 1989

Autódromo de Interlagos (SP)

Vencedor: Chico Serra (Opala Protótipo Caio Hidroplas)

Corrida 150

23 de outubro de 1994

Autódromo de Londrina (PR)

Vencedor: Paulo Gomes (Chevrolet Omega)

Corrida 200

8 de novembro de 1998

Autódromo de Londrina (PR)

Vencedor: Xandy Negrão (Chevrolet Omega)

Corrida 250

17 de março de 2002

Autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro (RJ)

Vencedor: Chico Serra (Chevrolet Vectra)

Corrida 300

21 de maio de 2006

Autódromo de Campo Grande (MS)

Vencedor: Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer)

Corrida 350

6 de junho de 2010

Circuito de rua de Ribeirão Preto (SP)

Vencedor: Átila Abreu (Chevrolet Astra)

Corrida 400

1º de julho de 2014

Autódromo de Goiânia (GO)

Vencedor: Thiago Camilo (Chevrolet Sonic)

Corrida 450

16 de outubro de 2016

Autódromo de Curitiba (PR)

Vencedor: Felipe Fraga (Peugeot 408 Sedan)

Corrida 500

7 de abril de 2019

Autódromo do Velopark (RS)

Vencedor: Daniel Serra (Chevrolet Cruze)

Corrida 550

1º de agosto de 2021

Autódromo de Curitiba (PR)

Vencedor: Thiago Camilo (Toyota Corolla)

Corrida 600

27 de agosto de 2023

Autódromo de Goiânia (GO)

Vencedor: Átila Abreu (Chevrolet Cruze)

Programação em Campo Grande (horário local, uma hora a menos em relação ao horário de Brasília)*

Sexta-feira, 24 de outubro

  • 08h40 - Stock Car Pro Series - Shakedown
  • 09h25 - Turismo Nacional - Treino Livre 1
  • 10h05 - Stock Car Pro Series - Treino Livre 1
  • 11h20 - Turismo Nacional - Treino Livre 2
  • 14h40 - Turismo Nacional - Treino Livre 3
  • 15h25 - Stock Car - Treino Livre 2
  • 16h40 - Turismo Nacional - Classificação - Categoria A
  • 17h15 - Turismo Nacional - Classificação - Categoria B

Sábado, 25 de outubro

  • 08h30 - Stock Car Pro Series - Classificação
  • 09h55 - Turismo Nacional - Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
  • 10h25 - Turismo Nacional - Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
  • 11h20 - Visitação aos Boxes
  • 13h25 - Turismo Nacional - Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
  • 13h55 - Turismo Nacional - Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)
  • 15h30 - Stock Car Pro Series - Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 26 de outubro

  • 07h50 - Turismo Nacional - Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
  • 08h40 - Stock Car Pro Series - Warm Up
  • 09h10 - Visitação aos Boxes
  • 11h10 - Stock Car Pro Series - Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
  • 13h05 - Turismo Nacional - Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato após oito etapas*

  • 1º Felipe Fraga, 637 pontos
  • 2º Gaetano Di Mauro, 583
  • 3º Guilherme Salas, 520
  • 4º Enzo Elias 488
  • 5º Rafael Suzuki, 466
  • 6º Arthur Leist, 461
  • 7º Thiago Camilo, 458
  • 8º Gabriel Casagrande, 439
  • 9º Nelson Piquet Jr., 435
  • 10º Felipe Baptista, 404
  • 11º Cesar Ramos, 399
  • 12º Julio Campos, 358
  • 13º Daniel Serra, 353
  • 14º João Paulo de Oliveira, 352
  • 15º Rubens Barrichello, 350
  • 16º Gianluca Petecof, 349
  • 17º Átila Abreu, 336
  • 18º Allam Khodair, 317
  • 19º Lucas Foresti, 310
  • 20º Felipe Massa, 295
  • 21º Ricardo Maurício, 265
  • 22º Bruno Baptista, 253
  • 23º Cacá Bueno, 249
  • 24º Denis Navarro, 242
  • 25º Ricardo Zonta, 239
  • 26º Arthur Gama, 222
  • 27º Zezinho Muggiati, 185
  • 28º Lucas Kohl, 163
  • 29º Helio Castroneves, 158
  • 30º Vicente Orige, 135
  • 31º Rafael Reis, 101
  • 32º Antonella Bassani, 25
  • *Pontuação extraoficial

Stock Car Pro Series, calendário da temporada 2025

9ª etapa: 26 de outubro, Campo Grande (MS)

10ª etapa: 15 de novembro, Cuiabá (MT)

11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF)

12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte